Página inicial > Últimas Notícias Trindade > Começa hoje a II Semana da Biblioteca do Campus Trindade

Começa hoje a II Semana da Biblioteca do Campus Trindade

Publicado: Terça, 04 de Outubro de 2016, 10h02 | Última atualização em Segunda, 10 de Outubro de 2016, 14h53 | Acessos: 1072

Tema é Histórias em Quadrinhos. Cosplayers e otakus marcarão presença na tarde de hoje (4)

imagem sem descrição.

A II Semana da Biblioteca e do Livro do Campus Trindade, que acontece de hoje (4/10) até quinta-feira (6/10), tem como tema as Histórias em Quadrinhos (HQs) no processo de formação de leitores infanto-juvenis. A programação na tarde de hoje contará com a presença de cosplayers que estarão caracterizados de personagens de animes, mangás e comics, além de fãs e adoradores (otaku) desse universo da ficção. Hoje estará disponível também expositor de venda de HQs americanos, europeus, mangás, miniaturas dos personagens. Confira abaixo programação completa do evento.

O objetivo da II Semana da Biblioteca e do Livro do Campus Trindade, que envolve diversas áreas da história, da cultura e das artes, é proporcionar incentivo à leitura, encontro e partilha das atividades desenvolvidas no ensino, extensão e pesquisa no ambiente acadêmico.

Durante a Semana, acontece a campanha para doação de HQs, para a composição da Gibiteca na Biblioteca do Campus. Qualquer pessoa pode doar e é uma oportunidade de conhecer as dependências do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) em Trindade, o único ponto de coleta de gibis.

Apoios e lei
A Assessoria de Comunicação do Campus Trindade apoia o evento e projeto os HQs no processo de formação de leitores infanto-juvenil, com a criação das peças publicitárias da Semana e da campanha de doações, bem como cobertura fotográfica e jornalística do evento.

Tanto a II Semana da Biblioteca e do Livro do Campus Trindade e os HQs no processo de formação de leitores infanto-juvenil são projetos de extensão. Este último tem duas bolsas de extensão para alunos atuarem no fomento de atividades de Arte e Cultura na unidade até dezembro desse ano.

A proponente desses projetos de extensão é a bibliotecária do Campus Trindade Luciane Prudente que ressalta que a ideia com a campanha é possibilitar acesso aos HQs e, também incentivo à leitura, e com a II Semana oportunizar encontro de partilha das atividades desenvolvidas no ensino, pesquisa e extensão do ambiente acadêmico.

A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foi instituída pelo Decreto Nº 84.631 de 09 de abril de 1980, com início em 23 de outubro e término em 29 do mesmo mês, sendo a última data consagrada ao Dia Nacional do Livro, pela Lei 5.191de 18 de dezembro de 1980. Segundo o decreto, nessa semana, atividades folclóricas e culturais devem ser levadas a efeito em todo o país.

Doação de Gibis
Período de Doação: Até 6 de outubro
Ponto de coleta: IF Goiano - Campus Trindade
Qualquer pessoa pode doar Gibis ou Histórias em Quadrinhos

Terça-feira (04/10/2016) - Vespertino
13:30 – 14:40 Abertura: Palestra: Story cubes, a forma mais divertida e criativa de contar história – Marcus Vinicius Motta: Professor de Eletrotécnica – Auditório
15: 00 – 16:00 Palestra: HQs e a Escola Goiana de Quadrinhos – Márcio Júnior: Integrante da Escola de Quadrinhos – Auditório
Expositor de venda de HQs Americanos, Europeus, Mangás, miniaturas dos personagens, da loja especializada Comic Shop – Ronaldo César
Quarta-feira (05/10/2016) - Hora do almoço
12:00 – 13:00 Exposição do projeto Mito e filosofia nas histórias em quadrinhos de heróis. Será na biblioteca – Professora Roberta
Exposição sobre quadrinhos já existentes sobre Cora Coralina – Professora Ruth Viana
Quinta-feira (06/10/2016) - Vespertino
13:30 – 14:40 Encerramento: Palestra: Fatos desconhecidos sobre Senhor dos Anéis – Professor Marcus Vinicius Motta – Auditório.

Saiba Mais
Projeto de histórias em quadrinhos receberá apoio com bolsistas em arte e cultura
Biblioteca do Campus Trindade lança campanha de doação de Gibis para criação da Gibiteca

Assessoria de Comunicação Social, IF Goiano – Campus Trindade