Página inicial > Últimas Notícias Trindade > Cosplayers marcam II Semana da Biblioteca e do Livro no Campus Trindade

Cosplayers marcam II Semana da Biblioteca e do Livro no Campus Trindade

Publicado: Sábado, 08 de Outubro de 2016, 10h00 | Última atualização em Segunda, 28 de Novembro de 2016, 09h47 | Acessos: 1281

Evento contou com palestras, jogos e muita interação com o universo de HQs

imagem sem descrição.

Na II Semana da Biblioteca e do Livro, de 4 a 6 de outubro, palestras, exposições e interações entre cosplayers (pessoas caracterizadas de personagens) e otakus (fãs e adoradores), incentivaram o hábito da leitura proposto pelo tema do evento: História em Quadrinhos (HQs) no processo de formação de leitores infantojuvenis.

Segundo a organizadora da Semana, Luciane Prudente, o tema foi escolhido para despertar o interesse de novos leitores com habilidades que una entretenimento e cultura. “É interessante divulgar o que acontece no país em termos de HQs, essa que é considerada a 9ª arte e fascina pessoas de todas as idades”, ressalta.

No primeiro dia, o professor Marcus Vinícius Mota abordou a dinâmica da arte de contar histórias com criatividade e diversão. A partir de diferentes imagens, os alunos deram novos rumos a uma situação inicial, criando histórias surpreendentes por meio do improviso. “Você pode achar que não gosta de ler porque não procurou o que realmente te agrada”, sugere o professor.

Na quarta-feira (5), a professora de História e Filosofia Roberta Ferreira expôs sobre o Mito e Filosofia nas histórias em quadrinhos de heróis. A professora de Português Ruth Vieira apresentou os quadrinhos já existentes sobre Cora Coralina, unindo a cultura de Goiás com a dinâmica e versatilidade dos HQs. Ronaldo César, proprietário de loja especializada em revistas em quadrinhos e mangás, participou do evento.

No último dia, quinta-feira (6), Fatos desconhecidos sobre o Senhor dos Anéis foi o tema da palestra do professor Marcus na qual se expôs curiosidades sobre a trilogia de livros de alta fantasia escrita pelo escritor britânico J. R. R. Tolkien.

Interação
Nove cosplayers, do grupo chamado Yujin Team, prestigiaram o evento e aproximaram os alunos do universo dos HQs pela caracterização cuidadosa de diversos personagens de animes chineses e japoneses. O Yujin Team surgiu da amizade construída em conversas desses jovens nas redes sociais na internet e da disposição do grupo de participar de encontros e apresentações como cosplayers.

Esta experiência tem sido positiva na vida da integrante Stefânia Rodrigues. “Além de fazer amizades pra toda a vida, aprendo cada vez mais com as histórias e cultura dos mangás, além de me identificar com os personagens”, conta. Stefânia acrescenta que ser cosplay também a incentivou a ler. “Aconselho a cada jovem que não se interessa em algumas leituras mais tradicionais a descobrirem o mundo dos HQs, eles nos envolvem de uma forma fascinante”, revela.

Assessoria de Comunicação Social, IF Goiano – Campus Trindade