Página inicial > Últimas Notícias Trindade > Campus Trindade recepciona novos alunos dos cursos técnicos EaD subsequentes

Campus Trindade recepciona novos alunos dos cursos técnicos EaD subsequentes

Publicado: Quarta, 09 de Agosto de 2017, 11h22 | Última atualização em Segunda, 14 de Agosto de 2017, 09h12 | Acessos: 1251

Os servidores se colocaram à disposição dos estudantes na integração à rotina do IF Goiano

Cerca de 30 alunos participaram da aula inaugural dos cursos técnicos subsequentes de Ensino a Distância (EaD) em Edificações e Eletrotécnica na noite de ontem (8), no auditório do IF Goiano – Campus Trindade. Ao todo, são 80 novos alunos que participam das duas qualificações técnicas que tem duração de um ano e meio. No evento, o diretor da unidade informou que o IF Goiano foi avaliado no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com nota 5, apenas oito instituições no Brasil estão com esse conceito.

O diretor de implantação do Campus Trindade, professor Júlio Cézar Garcia, deu as boas-vindas aos novos alunos e explicou que a modalidade EaD, nos novos cursos, atende aos estudantes que buscam ou que já estão de alguma maneira inseridos no mercado de trabalho e que querem aprimoramento ou uma profissão.

“Um ano e meio passa muito rápido e a educação a distância exige adaptação. O aluno quem faz o seu horário para cumprir com as atividades no ambiente virtual de aprendizagem. A disciplina é algo que merece atenção, principalmente para quem já trabalha”, ressalta o diretor. Júlio lembrou ainda da possibilidade de ingresso dos alunos também na graduação no Campus Trindade, em 2018, na mesma área de conhecimento, quando está prevista a oferta de dois cursos superiores, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica.

Aula Inaugural

De acordo com o coordenador do curso técnico subsequente em Edificações, professor Aleones José da Cruz Júnior, os alunos souberam que com a conclusão do curso técnico em Edificações há a habilitação técnica pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA-GO) que possibilita a execução, fiscalização de obras e elaboração de projetos de construções, de forma autônoma, de até 80 m2, além de assessoria aos arquitetos, engenheiros e demais profissionais da área.

O coordenador do curso técnico subsequente em Eletrotécnica, professor Marcus Vinícius Mota Pinheiro da Costa, ressaltou a importância da energia elétrica para a sociedade moderna, a variedade de campos de aplicação do conhecimento da área e a das possibilidades de atuação dos profissionais no campo da automação.

Os novos discentes do Campus Trindade conheceram ainda como funciona as atividades de extensão como parcerias já estabelecidas com empresas, projetos de aprimoramento desenvolvidos na unidade e estágio – ingresso no mundo do trabalho – com o coordenador de Extensão, professor Wildes Jesus Rodrigues.

No âmbito da pesquisa, a coordenadora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professora Sandra Zago Falone, informou que os estudantes dos cursos técnicos subsequentes também poderão concorrer a bolsas de incentivo à pesquisa, contudo, ressaltou que os estudantes contemplados não podem ter vínculo empregatício. Ela frisou ainda que os trabalhos aprovados em congressos podem ter participação financiada pelo IF Goiano.

O professor Rodrigo de Sousa Gomide, coordenador de Assistência Estudantil, frisou que o principal objetivo da área em que atua é garantir a permanência do aluno no Campus Trindade. Ele exemplificou abordando a oferta de uso de armários, carteira de identificação do estudante, uniforme, bolsas permanência – o docente ressaltou que os discentes de todas as modalidades de ensino, inclusive, os com vínculo empregatício também podem participar dos editais de seleção de bolsas da assistência estudantil.

A persistência e autonomia será incentivada pelo Núcleo de Educação a distância do Campus Trindade, que está sob a responsabilidade da professora Ruth Aparecida Viana da Silva. A docente reforçou que os cursos técnicos EaD são ofertados 80% à distância e 20 % presencial e que o Campus Trindade disponibiliza essas duas salas de aprendizagem, a presencial e a virtual, a todos os cursos em andamento. Nos cursos presenciais, por exemplo, o período de aprendizagem no ambiente virtual é de 20% com os 80% restantes presenciais.

Aula Inaugural

O gerente de Ensino do Campus, professor Geraldo Pereira da Silva Júnior, apresentou os demais professores dos cursos entre a plateia e frisou a importância dos técnicos administrativos no apoio à qualidade das atividades acadêmicas desempenhadas no IF Goiano. Ele solicitou atenção dos estudantes quanto ao calendário acadêmico e regulamentos dos cursos.

A assessora de Comunicação, Tainá Cunha Borges, apresentou os canais de comunicação do Campus Trindade como Facebook, Twitter, Instagram e site institucional. A comunicadora informou que auxiliará a Assistência Estudantil na captura fotográfica de imagem dos alunos para confecção da carteira de identificação estudantil, assim que disponibilizados os uniformes (camisetas). A Assessoria de Comunicação do Campus Trindade está aberta à contribuição dos alunos com informações e sugestões de pauta jornalística.

Conheça os Planos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) subsequentes EaD

Edificações ‖ Eletrotécnica

Confira o horário de aulas

Veja como chegar no IF Goiano - Campus Trindade

Siga o Campus Trindade nas Redes Sociais na Internt

Mais informações e horários de atendimento ode cada unidade durante o período noturno podem ser obtidos pelos e-mails: ensino.tri@ifgoiano.edu.br, pesquisa.tri@ifgoiano.edu.br, extensão.tri@ifgoiano.edu.br, estagio.tri@ifgoiano.edu.br, nucleoead.tri@ifgoiano.edu.br, assistenciaestudantil.tri@ifgoiano.edu.br, secretaria.tri@ifgoiano.edu.br.

Assessoria de Comunicação Social, IF Goiano – Campus Trindade