Página inicial > Últimas Notícias Trindade > Estudantes do Campus Trindade realizam visita à Hidrelética Rochedo, em Piracanjuba

Publicado: Quinta, 05 de Outubro de 2017, 11h25 | Última atualização em Quarta, 18 de Outubro de 2017, 07h33 | Acessos: 2153

imagem sem descrição.

Os estudantes do 2° ano do curso técnico integrado em Edificações do IF Goiano – Campus Trindade realizaram, na última terça-feira (3/10) visita técnica à Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Rochedo, localizada no município de Piracanjuba (GO). O objetivo foi relacionar os conhecimentos teórico-práticos à realidade empresarial, bem como a compreensão do processo de produção de energia em uma usina elétrica.

Durante a visita, os alunos foram informados pelos técnicos da da Companhia Energética de Goiás Geração e Transmissão (Celg GT) de que a PCH Rochedo tem como manancial o Rio Meia Ponte, sendo que a sub-bacia é a Paranaíba. O início da operação comercial da unidade é de julho de 1955. A PCH Rochedo é uma usina hidrelétrica responsável somente pelo processo de geração de energia elétrica.

Os engenheiros responsáveis ainda orientaram os estudantes sobre o processo de produção e geração de energia em uma hidrelétrica, bem como conceitos técnicos e gerais acerca do assunto. Os estudantes puderam observar a turbina instalada em operação, a barragem de terra e concreto com 17 m de altura e 550 m de comprimento, o reservatório da barragem, o vertedouro de soleira livre, a casa de força e a subestação de energia elétrica.

No processo, a energia mecânica gerada nas turbinas é captada por um gerador de eletricidade que a transforma em energia elétrica e, em seguida, são encaminhadas para subestações responsáveis pela transformação e transmissão. Por fim, a turma de Edificações pode compreender todo o processo de produção de energia de uma usina hidrelétrica, a qual é a matriz energética de maior representatividade no Brasil.

Acompanhados pelo professor Aleones José da Cruz Junior, os estudantes foram recepcionados pelos engenheiros eletricistas da Celg GT Murilo Pingo e Gerson Rosa.

Assessoria de Comunicação do IF Goiano - Campus Trindade, com colaboração do aluno do 2º ano do curso técnico integrado em Edificações Ygor Pereira (texto e foto)