Página inicial > Últimas Notícias Trindade > Alunos do curso técnico em Edificações visitam obras residenciais de alto padrão em Goiânia

Publicado: Quarta, 01 de Novembro de 2017, 11h30 | Última atualização em Quarta, 08 de Novembro de 2017, 11h15 | Acessos: 1025

Quintas de Goiás e Lumina Marista abrem as portas para estudantes do Campus Trindade

Docente (cameta azul) acompanha alunos nas fundações e obras dos Edifícios Lumina e Quintas de Goiás

Os estudantes do 3° ano do curso técnico integrado em Edificações do IF Goiano – Campus Trindade realizaram, na última terça-feira (31/10), duas visitas técnicas em obras de edifícios residenciais de alto padrão em andamento em Goiânia.

Próximos ao Parque Areião, no setor Marista, ambas as edificações estão planejadas para múltiplos pavimentos. O Edifício Quintas de Goiás está sendo construído pela Construtora Contato e o Edifício Lumina Marista pela empresa Sousa Andrade.

De acordo com o professor do Campus Trindade Aleones José da Cruz Junior, ambas as empresas possuem bastante prática e experiência de mercado, possibilitando a interação teórica da sala com a vivência da prática de campo.

O objetivo da visita técnica orientada pelo docente foi correlacionar os conhecimentos adquiridos em sala de aula da disciplina de Mecânica dos Solos e Fundações à prática do processo de execução de fundações profundas.

O contato direto com os engenheiros responsáveis em cada obra, bem como com engenheiro Daniel do Carmo, da empresa Engesol, quem projetou as fundações dos Edifícios Quintas de Goiás e Lumina foi o diferencial para os estudantes do Campus Trindade. No Quintas de Goiás, os engenheiros Eduardo e Luis Fernando, ambos da Construtora Contato, também concederam orientações técnicas.

Daniel do Carmo e o professor Aleones chamaram a atenção dos futuros técnicos para as fundações em estacas hélice continua, contenção em estacas justapostas, grampos, tirantes, cortinas de subpressão, poços de rebaixamento, além de conhecer o projeto e detalhes executivos gerais.

Na obra do Edifício Lumina Marista quem acompanhou e instruiu a visita foram os engenheiros Rogério e Luiz Carlos. Os alunos tiveram a oportunidade de observarem as fundações em estacas raiz em rocha, contenção em estacas justapostas, grampos, cortinas e laje de subpressão, poços de rebaixamento, além de conhecer o projeto e detalhes executivos gerais.

Os engenheiros responsáveis de ambas as obras agregaram ainda conhecimentos práticos e demonstraram processos executivos aos estudantes sobre a base de um empreendimento. Os alunos puderam analisar os equipamentos necessários, método de execução para os tipos de fundações abordados, além do conhecimento geral do início de uma obra.

Assessoria de Comunicação do IF Goiano - Campus Trindade, com colaboração de Mariana Meireles, aluna do 3º ano do curso técnico integrado em Edificações