Página inicial > Últimas Notícias Trindade > Alunos de Edificações acompanham apresentação de trabalhos de conclusão de curso de Engenharia Civil na UFG

Publicado: Quarta, 20 de Dezembro de 2017, 18h17 | Última atualização em Segunda, 15 de Janeiro de 2018, 12h56 | Acessos: 2428

Acompanhados pelo coordenador do curso técnico Aleones Júnior, os estudantes do IF Goiano visitaram ainda o Campus Colemar Natal e Silva

imagem sem descrição.

Os estudantes do curso técnico integrado ao ensino médio em Edificações do IF Goiano – Campus Trindade participaram na manhã do último dia 12 de dezembro de visita técnica na Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA) da Universidade Federal de Goiás (UFG). O objetivo foi possibilitar aos futuros técnicos aquisição de experiência com as defesas dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) a nível de graduação na universidade.

Convidado a compor uma das bancas de avaliação dos trabalhos apresentados pelos acadêmicos da UFG, o coordenador do curso técnico em Edificações do Campus Trindade, professor Aleones José da Cruz Júnior, estendeu o convite aos estudantes de nível técnico a experienciarem como ocorre o processo de defesa da conclusão de curso na graduação. Erosões e fundações foram alguns dos temas abordados nas apresentações.

O primeiro projeto apresentado foi Avaliação de Métodos Semi-Empíricos a partir de Prova de Carga Instrumentada em Estacas Hélice na Cidade de Goiânia. O grupo composto por Caio Yoshida, Gabriela Laperche e João Pedro Ruivo Dantas teve como orientador o professor Maurício Martines Sales e contou com a colaboração do professor Aleones José da Cruz Júnior na realização das Provas de Carga Estáticas Instrumentadas que compunham o escopo do projeto. O tema auxiliou os futuros técnicos na revisão de conceitos sobre o assunto que foi abordado na disciplina do 3° ano do curso técnico, Mecânica dos Solos e Fundações.

Na segunda exposição, a temática de Erosões, objeto de projeto de extensão desenvolvido pelo professor Aleones em 2017 foi abordado. O projeto no Campus Trindade desenvolveu uma interação com a sociedade e a proposta do TCC apresentado englobava a partilha de informações por meio de um processing web app que foi desenvolvido pelos alunos Pedro Henrique Matheus e Silva e Ramon Ítalo Mendonça Martins em parceria com os alunos de Engenharia da Computação. O projeto tinha como tema: Desenvolvimento de Aplicativo para auxílio no cadastramento de erosões lineares em meio urbano, e como orientador o professor Maurício Martines Sales.

Após a conclusão das avaliações dos trabalhos, os alunos do Campus Trindade realizaram um passeio pelo prédio das Engenharias Civil, Elétrica e da Computação da UFG, a fim de conhecer os laboratórios e as dependências do local, se familiarizaram com a dinâmica do espaço como os aspectos arquitetônicos e construtivos do local. Com base no que foi visto e nos projetos acompanhados, os estudantes puderam vivenciar as práticas do ambiente institucional relativo aos cursos de nível superior, que serão abordados no IF Goiano para os cursos técnicos.

Assessoria de Comunicação do IF Goiano - Campus Trindade, com colaboração de Júlia Viana Cordeiro, aluna do 3º ano do curso técnico integrado em Edificações