Página inicial > Últimas Notícias - Urutai > Caldas Novas-GO sedia 36º Congresso Brasileiro de Nematologia

Caldas Novas-GO sedia 36º Congresso Brasileiro de Nematologia

Publicado: Segunda, 27 de Mai de 2019, 16h40 | Última atualização em Segunda, 03 de Junho de 2019, 08h05 | Acessos: 1352

Abertura do 36º Congresso Brasileiro de Nematologia

Aconteceu ontem ( 26/05), domingo, a abertura do 36º Congresso Brasileiro de Nematologia (CBN)  com o tema “Nematoides: da Ciência ao Campo” no Hotel Ecologic Ville Resort, Caldas  Novas-GO. O evento, promovido  pela  Sociedade  Brasileira de Nematologia e organizado  pelo  Instituto  Federal  Goiano  – Campus  Urutaí, Embrapa Hortaliças e Universidade Federal de Goiás tem o apoio da Universidade Estadual de Maringá e da Universidade Federal de Uberlândia.

Para compor a mesa de honra do evento foram convidados as seguintes autoridades: o Presidente do 36º CBN, Prof. Dr. Fernando Godinho,  o Presidente da Sociedade Brasileira de Nematologia, Prof. Dr. Ricardo Moreira de Souza, o Reitor do Instituto Federal Goiano,  Prof. Dr. Vicente Pereira de Almeida e o Reitor da Universidade Federal de Goiás,  Prof. Dr. Edward Madureira Brasil.

Ao iniciar a precedência das falas,  Prof. Fernando Godinho ressaltou: "nessa noite, celebramos um número recorde para a Sociedade Brasileira de Nematologia e para os Congressos Brasileiros de Nematologia, pois somos  mais de 550 participantes discutindo os mais variados temas nematológicos. São participantes de 18 estados da federação e de 7 países, que abrilhantam o evento.."

Durante os discurso o Reitor do IF Goiano, Prof. Vicente Pereira de Almeida destacou a importância do evento: " .. os nematoides hoje se configuram como uma das principais pragas da agricultura brasileira, com prejuízos anuais incalculáveis, por isso esse estudo é importante"

Ao concluir as falas da mesa diretiva foi anunciado o palestrante Dr. Guilherme Lafoucard Asmus, convidado de honra para falar sobre o tema Nematologia: da Ciência ao Campo. Durante sua palestra salientou o perfil dos novos produtores:" hoje, os produtores estão cada vez mais jovens, são urbanos e estão envolvidos com tecnologia ... eles acompanham tudo por aplicativos"

Ao fim da palestra,  Aline que cursa o 5º período de Agronomia no Campus Urutaí comenta: " a palestra agregou novos conhecimentos sobre o que tem sido feito  atualmente no manejo de nematoides. Para Leonardo Freire a palestra atingiu bem o que foi proposto e não fugiu ao tema, perfeito. Disse o  doutorando da Universidade Federal de Goiás.

O evento continua até 30 de maio com a programação  técnico-científica  palestras  e  mesas  redondas abordando  as  temáticas:  nematoides  em  hortifruticultura;  manejo  de  solo  no controle de nematoides; indução de resistência de plantas a nematoides; biologia molecular  na  nematologia;  manejo  de  nematoides  nas  culturas  da  cana-de-açúcar, soja,  milho  e  algodão.  Na  oportunidade,  haverá  apresentação  de trabalhos  na  forma  de  pôsteres,  com  resultados  de  pesquisas,  bem  como  a divulgação e promoção de produtos e serviços das empresas patrocinadoras do evento.

A atração da noite ficou por conta da apresentação de catira realizada pelos integrantes da associação de catireiros e foliões de Aparecida de Goiânia.

Alunos do campus Urutaí,  participantes do evento.