Página inicial > Últimas Notícias - Urutai > Alunos visitam Mostra de Profissões 2015

Alunos visitam Mostra de Profissões 2015

Publicado: Quinta, 29 de Outubro de 2015, 21h27 | Última atualização em Quarta, 04 de Novembro de 2015, 16h55 | Acessos: 2425

Escolas de cidades da região estiveram no Câmpus Urutaí para conhecer os cursos oferecidos na instituição.

A rotina de quinta-feira, 29, foi bem diferente no Câmpus Urutaí, em especial, na área compreendida entre os edifícios Antônio Teixeira Vianna e Antônio Vaz. Desde cedo, de ônibus, chegavam alunos das escolas da região para participar da edição local da Mostra de Profissões do IF Goiano - 2015. As coordenações dos cursos oferecidos na instituição organizaram apresentações interativas para que os visitantes tivessem uma noção mais clara do que faz cada profissional formado aqui.

A Coordenação de Licenciatura em Matemática criou um labirinto com jogo de argolas, amarelinha, quadro de fórmulas, figuras geométricas e imagens de ilusão de ótica. Na sala de Ciências Biológicas, havia stands de Botânica com observação de células ao microscópio; de Genética e Biologia Molecular; de Zoologia, com exposição de esquilos, sapos, peixes, cobras, pássaros, invertebrados e tamanduás taxidermizados; e de materiais didáticos.

Tecnologia em Alimentos ofereceu degustação de patê de peixe e de queijos provolone, minas frescal e muçarela; realizou análise sensorial com refrigerante nas versões normal e zero; e demonstração do uso do amido na fabricação de alimentos. Os alunos de Química fizeram experimentos como o "líquido do mal" (pergamanato de potássio + ácido sulfúrico, que, em contato com algodão embebido em acetona, entra em combustão) e o "sangue do diabo" (indicador ácido-base + amônia: adicionados a uma mistura de água e álcool, produzem um líquido arroxeado que passa a ficar transparente quando seca).

O Núcleo de Informática foi representado em uma mesma sala: o curso de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação apresentou a evolução dos computadores; alunos do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas desenvolveram uma maquete de automação residencial; o jogo Adivinha; uma tabela periódica interativa com teclas em braile e informações em áudio sobre os elementos químicos (feito em parceria com os alunos de Química); o Robocode, que é uma ferramenta que auxilia na aprendizagem de Informática para iniciantes; e componentes de rede, apresentados por alunos do curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio.

Olericultura, avicultura, piscicultura e equideocultura foram temas muito bem tratados por integrantes do curso Técnico em Agropecuária. Com direito à mapa de cores com áreas de atuação, a turma do curso Técnico em Biotecnologia se dividiu em stands para falar sobre o trabalho que pode ser feito por um profissional na indústria (química de DNA); na saúde humana e animal (com organismos geneticamente modificados - OGM - ; no meio ambiente (com microorganismos para descontaminação); na nutrição (produtos transgênicos); na agricultura (DNA recombinante no cultivo de vegetais in vitro). Outra turma que se apresentou foi a do curso Técnico em Administração, que mostrou em slides as matérias estudadas, a empregabilidade e como o aprendizado de técnicas administrativas pode ser importante para a vida pessoal e profissional.

O curso de Medicina Veterinária organizou uma exposição sobre posse responsável, saúde pública, clínica, extensão rural e, para quem é mais corajoso, cirurgia, com vídeo que mostrava um procedimento feito em um cão que havia engolido uma bola de borracha. Os alunos de Engenharia Agrícola montaram uma tenda para explicar a diversidade da atuação de um profissional: secagem e armazenamento de grãos, topografia, geoprocessamento, eletrificação rural, hidráulica, irrigação, máquinas e suplementos.

Em frente, em outra tenda, estavam os futuros engenheiros agrônomos, com várias demonstrações do trabalho que eles vão realizar futuramente no mercado, como testes de germinação, envelhecimento e de danos (tetrazólio); olericultura (com produtos da horta plantada no câmpus) e hidroponia (com sistema de nutrição para plantas). Também falaram sobre produção animal, entomologia, cultura de tecidos e solos. A Agroecologia, em uma tenda anexa, apresentou os grandes feitos do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Agroecologia (NEPA).