Página inicial > Últimas Notícias - Urutai > Campus Urutaí realiza cerimônia de encerramento do curso FIC em Saberes e Sabores do Cerrado

Publicado: Sexta, 20 de Dezembro de 2019, 09h23 | Última atualização em Sexta, 20 de Dezembro de 2019, 15h37 | Acessos: 1137

Desde a implantação do Programa Mulheres Mil no Campus Urutaí, já foram qualificadas 161 mulheres.

Em um clima de harmonia e muita felicidade, foi realizada na quarta-feira, 18, no auditório Paulo Freire do Campus Urutaí do Instituto Federal Goiano, a cerimônia de encerramento do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Saberes e Sabores do Cerrado, no âmbito do programa Mulheres Mil. Além das 28 concluintes do curso, participaram da cerimônia o Diretor Geral do Campus Urutaí, Gilson Dourado da Silva, a Pró-Reitora de Extensão Substituta do IF Goiano, Geísa d´Ávila Ribeiro Boaventura, o Diretor de Extensão do Campus Urutaí, Eduardo de Faria Viana e a Coordenadora do Curso FIC, Ana Paula Silva Siqueira.

O curso foi ministrado pelos professores Ana Paula Silva Siqueira, Luciana de Gois Aquino Teixeira, Estevão Alves da Silva, Erica Aparecida Vaz Rocha, Grassyara Pinho Tolentino e Kerly Cristina Pereira, além de estudantes monitores. Com o objetivo de capacitar estudantes para compreenderem a importância do Bioma do Cerrado e atuarem transformando os recursos naturais disponíveis desse bioma seguindo técnicas de artesanato, de tecnologias alimentícias e da medicina popular, respeitando a legislação vigente em cada caso, o curso foi desenvolvido por meio de seis módulos: Cidadania, autoestima e direito das mulheres; Noções básicas de empreendedorismo; O Bioma Cerrado (importância e sustentabilidade); Plantas Não Convencionais (PANC’s) do Cerrado e seus usos na medicina popular; Transformação de recursos de cerrado e trabalhos manuais para artesanato; e Processamento e Conservação das frutíferas nativas para alimentação, totalizando 160 horas, tanto teóricas quanto práticas.

No IF Goiano - Campus Urutaí, o Programa Mulheres Mil foi implantado no ano de 2011, por meio da oferta de cursos na área de Alimentos, Saúde e Confecção, dentre outras. Nos anos de 2013 e 2014, a oferta dos cursos foi ampliada para outros campi e aconteceu no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), alcançando várias cidades no estado de Goiás. Nos últimos três anos, visando atender à vocação regional, foram ofertados mais cinco cursos: Confeiteiro, Cuidador de idosos, Manicure e Pedicure, Maquiagem e recentemente Sabores e Saberes do Cerrado. Durante esse período foram qualificadas 161 mulheres, com autoestima elevada, estando aptas a ingressarem no mercado de trabalho.

A partir de uma demanda específica, este curso também atendeu o público LGBT, tendo em vista que o Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí busca oferecer um espaço de respeito e acolhimento às demandas deste público, seja através do ingresso nos cursos de nível médio e técnico e ainda superior. Nessa perspectiva relativa aos cursos FIC, ao ofertar o curso FIC Sabores e Saberes do Cerrado, o público LGBT foi convidado e instigado a participar, concorrendo às vagas juntamente às mulheres. No primeiro semestre de 2019, o curso FIC em Maquiagem foi ofertado com 33 participantes, totalizando nesse ano, 61 concluintes.

Assessoria de Comunicação Social - Campus Urutaí