Página inicial > Últimas Notícias - Urutai > IF Goiano recebe primeiro aluno estrangeiro para mestrado
Internacionalização

IF Goiano recebe primeiro aluno estrangeiro para mestrado

Publicado: Quinta, 23 de Julho de 2020, 10h10 | Última atualização em Quinta, 13 de Agosto de 2020, 17h20 | Acessos: 333

Estudante oriundo da Bolívia cursará o mestrado em Proteção de Plantas no Campus Urutaí em iniciativa que visa internacionalização dos programas de Pós-graduação.

imagem sem descrição.

O Instituto Federal Goiano recebe, pela primeira vez, um aluno de outra nacionalidade para cursar Mestrado. O discente Noel Gonzales Linares é oriundo da cidade de Montero, capital da província de Obispo Santistevan, do departamento de Santa Cruz (Bolívia), e está matriculado no Mestrado em Proteção de Plantas do IF Goiano - Campus Urutaí. A iniciativa faz parte de esforço institucional para internacionalização dos programas de Pós-graduação.

Noel Gonzales é Engenheiro Agrícola pela Universidad Autonoma Gabriel René Moreno (Santa Cruz de la Sierra) e foi indicado pelo técnico Donato Vargas Montaño (técnico do Servicio Departamental Agropecuario de Santa Cruz, Sedacruz, que possui parceria técnico-científica com o Campus Urutaí.

Seu projeto de Mestrado terá atividades desenvolvidas na Bolívia e no Brasil com foco no controle biológico em cultivos protegidos, uma forma mais ambientalmente amigável de manejo de pragas e estará sob orientação do Prof. Dr. Alexandre Igor Azevedo Pereira..Para  Noel, a oportunidade de cursar o Mestrado em Proteção de Plantas, fora do país de origem, servirá para adquirir conhecimentos e transferi-los para sua realidade local.

Segundo o Coordenador do Mestrado Profissional em Proteção de Plantas, Marco Antônio, esse pioneirismo é importante, pois se trata de uma etapa essencial para atividades de internacionalização na Pós-Graduação. “Ter a oportunidade de receber um aluno de outro país agrega muito ao Mestrado, e pode tornar-se um exemplo de estímulo para a recepção de alunos oriundos de outros países, fortalecendo ações de internacionalização já executadas pela instituição”, diz.

Internacionalização - Atualmente o IF Goiano possui acordos de cooperação com Instituições de Ensino e Centro de Pesquisas na Europa e nos Estados Unidos onde diversos servidores e estudantes já cursaram o Doutorado e Pós-Doutorado. Estudantes do IF Goiano também tem utilizado estas oportunidades ampliando suas experiências em atividades de Pesquisa e Pós-Graduação. A internacionalização da atuação institucional é um critério de grande relevância na avaliação dos indicadores institucionais, sobretudo dos Programas de Pós-Graduação pela CAPES.

De acordo com o pró-reitor Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Alan Costa. o  IF Goiano ainda discute novos acordos com Universidades da Colômbia e mais oito países Ibero-Americanos, objetivando o compartilhamento de experiências, intercâmbio de pesquisadores e estudantes, e desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão por meio de uma rede de pesquisadores que será formada.

Diretoria de Comunicação Social