Página inicial > Últimas Notícias - Urutai > 3ª Feira de Ciências e Artes movimenta semana no Câmpus Urutaí

3ª Feira de Ciências e Artes movimenta semana no Câmpus Urutaí

Publicado: Sábado, 12 de Dezembro de 2015, 13h09 | Última atualização em Terça, 15 de Dezembro de 2015, 10h52 | Acessos: 1724

Já em sua terceira edição, o evento tem o objetivo de apresentar resultados de pesquisas e projetos em andamento realizados em conjunto por professores e alunos do Ensino Médio e Técnico.

Foi realizada nos dias 09 e 10 de dezembro a 3ª edição da Feira de Ciências e Artes do IF Goiano – Câmpus Urutaí. A solenidade de abertura, na manhã do dia 09, contou com a presença do diretor-geral do Câmpus Urutaí, Gilson Dourado; do diretor de Ensino, Fernando Godinho; do diretor de Extensão, Eduardo Viana; e do diretor de Pesquisa e Pós-graduação, André Castro.

Para marcar o início das atividades, duas alunas do 1º ano do curso Técnico em Informática, Flávia Canedo e Maria Eduarda, recitaram poesias como parte do projeto “A arte como interpretação do mundo: cardápio de poesias”, do professor Fábio Julio Fernandes. O balé também foi representado na ocasião: a professora Naya da Cunha trouxe bailarinas da Escola Estúdio Balé e Arte, do município de Catalão, onde dança a aluna do 3º ano do curso Técnico em Administração, Nathália Batista. E, como a música não poderia faltar, o Coral do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Prefeitura de Palmelo fez uma bela apresentação sob a regência do maestro Gleick Silva.

À tarde, os projetos científicos foram expostos nos blocos de salas de aula do Ensino Médio. Pelos títulos dos trabalhos, é possível perceber a variedade de temas: “Balé – diferentes formas de expressão em cada sociedade”; “Atividade física, conhecimento e criatividade: a tríade da saúde”; “Jogos com Palitos”; “Curral de bem-estar e anti-stress para bovinos de corte”; “Plantando soja e cultivando conhecimento”; “Diversão não-alcoolica”; “Bobina de Testa”; “Hidroponia em garrafas PET”; “Transformar energia solar em energia elétrica”; “English Culture”; “Isso não é elogio, isso é assédio”; “Difusão de práticas sustentáveis na piscicultura para agricultura familiar”; “Cruzamento industrial (Nelore x Angus), entre tantos outros.

Algumas apresentações deste período vespertino se destacaram: o projeto ganhador da área de Ciências Humanas e suas tecnologias - “O despertar dos dormentes: os trilhos em Urutaí”, que contou a história da estrada de ferro com relatos dos sobreviventes do acidente que aconteceu no município e também com a participação especial do senhor Jesus Alves Campos, maquinista aposentado que dedicou 30 anos de sua vida à profissão; e o projeto ganhador da área de Informática - “Levitação magnética com arduino”, que teve o objetivo de levar a física para fora da sala de aula.

Outro projeto interessante conquistou o 3º lugar na classificação geral – “Ferramenta de auxílio de Matemática e Física nº58”, que apresentou um site que ajuda na resolução de questões das duas matérias. Os três alunos deste último trabalho fazem o 3º ano do curso Técnico em Informática e pretendem continuar no Câmpus Urutaí: vão cursar o bacharelado em Sistemas de Informação, que passa a ser ofertado na instituição a partir de 2016.

No dia 10, pela manhã, outros ótimos trabalhos foram expostos, entre eles, alguns receberam premiação na cerimônia de encerramento, realizada à tarde no Centro de Eventos Nilo Peçanha. Na oportunidade, o professor João Neto fez uma retrospectiva das outras edições da Feira e apontou que o diferencial em 2015 foi o caráter ainda mais científico dos projetos. Segundo ele, a boa qualidade do que foi mostrado dificultou a escolha dos ganhadores, que seguiu critérios definidos e avaliados pela subcomissão julgadora, formada pelos professores Érica Aparecida Vaz Rocha e Iuri Ribeiro, pela pedagoga Mônica Canuto e pelas técnicas Janaína Cantuário e Suzane Fainy.

O trabalho da comissão organizadora, que subiu ao palco sob os muitos aplausos da plateia, foi muito elogiado pelo professor João Neto, que salientou o esforço de todos durante meses para a concretização do evento. Ele também agradeceu a ajuda de outros parceiros na organização, como os monitores do PET BIO. Para finalizar com muita descontração, os meninos do projeto de Extensão "Arte na Escola" e o grupo Pagode Federal apresentaram uma sequência de músicas brasileiras de vários estilos. Confira AQUI a lista de todos os projetos vencedores desta edição da Feira.