Página inicial > Últimas Notícias - Urutai > Dez anos do curso de licenciatura em Química

Dez anos do curso de licenciatura em Química

Publicado: Sexta, 18 de Junho de 2021, 13h34 | Última atualização em Sexta, 18 de Junho de 2021, 13h47 | Acessos: 211

O curso de Licenciatura em Química do IF Goiano – Campus Urutaí completa, neste ano, dez anos de atuação. Desde a sua criação em 2011 até hoje, foram muitos desafios para a equipe de docentes, técnicos administrativos e discentes, mas também foram várias as conquistas e os avanços.

Pesquisas realizadas, artigos publicados e egressos contribuindo com a sociedade, seja dentro de salas de aula ou em atuando em laboratórios de grandes empresas.

Abaixo uma linha do tempo dos dez anos de curso.

• Março de 2010 – Portaria da comissão responsável de construção do Projeto Pedagógico;

• Fevereiro de 2011 – Início das aulas;

• Fevereiro de 2011 – Primeira aula prática (Química Experimental);

• Março de 2012 – Inauguração do prédio da Química (Edifício Lesilane Silva Araújo);

• Dezembro de 2012 – 1° Ciclo de Debates e Palestras em Química (CIDEQUI);

• Agosto de 2014 – Reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC);

• Dezembro de 2014 – Conceito Três (Bom) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE);

• Janeiro de 2015 – Portaria de Reconhecimento do curso;

• Março de 2015 – Colação de Grau da primeira turma;

• Janeiro de 2017 – Conceito Quatro estrelas de melhores universidades no Guia do Estudante (Editora Abril);

• Setembro de 2017 – Registro no Conselho Federal de Química;

• Dezembro de 2017 – Conceito Três (Bom) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE);

• Janeiro de 2018 – Renovação do Reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC);

Atualmente são ofertadas 40 vagas para ingressos no processo seletivo anual pelo processo seletivo utilizando a nota do ENEM e também pelo SISU.

O curso conta com oito professores efetivos na área de química e mais professores da área de física, informática, pedagogia e matemática. Na parte de infraestrutura são três laboratórios de aulas práticas, um laboratório de pesquisa e análises químicas, um laboratório de jogos e atividades lúdicas aplicadas ao ensino de Química, na parte de equipamentos tem espectrofotômetro UV-Visível, espectrofotômetro de Infravermelho, Potenciostato/Galvanostato, Espectrofotômetro de Absorção Atômica entre outros.

Para celebrar essa década, um Ciclo de dez webinários, com palestrantes das mais diversas áreas da Química e Ensino de Química será realizado para toda a comunidade acadêmica. Serão realizados dois por mês com o encerramento planejado para novembro de 2021, sempre às quartas-feiras às 19:00 h, com transmissão ao vivo pelo canal CHAMA QUÍMICA no Youtube!

O primeiro foi ministrado pelo professor Leandro Máximo, no dia 16 de junho de 2021, atual coordenador e membro da comissão de implantação. Nesse webinário, o professor Leandro fez uma retomada dos principais momentos ao longo dos 10 anos, destacando as conquistas e também as projeções futuras.

No link você pode visualizar o vídeo produzido pelo núcleo do curso em comemoração aos dez anos do curso:

CLIQUE AQUI