Página inicial > Últimas Notícias - Urutai > Inscrições abertas para o curso de PSICOMOTRICIDADE NA ESCOLA: teórico-prático

Inscrições abertas para o curso de PSICOMOTRICIDADE NA ESCOLA: teórico-prático

Publicado: Terça, 19 de Abril de 2022, 13h46 | Última atualização em Terça, 19 de Abril de 2022, 13h46 | Acessos: 316

O curso de Graduação em Educação Física do IF Goiano - Campus Urutaí, realizará nos dias 29 e 30 de abril o curso “PSICOMOTRICIDADE NA ESCOLA: teórico-prático”, ministrado pela Professora Patrícia Espindola Mota Venâncio.

A psicomotricidade é a ciência que estuda o indivíduo, o seu corpo em movimento e a sua interação social, analisando as suas possibilidades de perceber, atuar e interagir com o outro, com os objetos e consigo mesmo. Essa ciência está relacionada ao processo de amadurecimento, em que o corpo é a base das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas da criança. Essas aquisições funcionam de forma integrada — ou seja, a partir do momento em que uma delas apresenta alguma alteração, todas as outras acabam por serem afetadas.

E o foco da psicomotricidade no trabalho pedagógico na educação é abordar a criança integralmente, não se restringindo apenas a aspectos emocionais, cognitivos ou motores. A aposta está na sinergia entre esses elementos, de modo que a prática docente — poderá valer-se da sistematização do ensino tanto dos elementos psicomotores quanto da cultura corporal de movimento, manifestada pela criança desde a mais tenra idade.

Desse modo, o psicomotricista aposta em um trabalho pedagógico que englobe os aspectos emocionais, cognitivos e motores, a fim de identificar e/ou minimizar as suas deficiências e dificuldades, de modo a estimular o desenvolvimento integral do sujeito.

O objetivo desse curso é ampliar os conhecimentos de professores a respeito da psicomotricidade na escola e aprimorar as ações interventivas neste ambiente. O curso será composto de teoria e oficina prática com atividades voltadas para crianças.

As inscrições poderão ser realizadas no link: https://www.even3.com.br/psicomotricidade_na_escola

O conteúdo abordado será:

• Conceitos básicos e objetivos da psicomotricidade
  • Elementos da psicomotricidade: esquema corporal, coordenação motora, estrutura espacial e temporal, lateralidade e percepção
  • Cuidados e importância de se fazer uma avaliação psicomotora;
  • Caracterização das áreas psicomotoras: vivência e aplicação;
  • O corpo psicomotricista

Data:

9/04 SEXTA-FEIRA – Curso teórico - 18:00 às 22:00
30/04 SÁBADO – Oficina prática

08:00 as 12:00 (Turma A) e 14:00 as 18:00 (Turma B)

Ministrante: Patricia Venâncio

Local: IF Goiano – Campus Urutaí