Página inicial > Últimas Notícias - Urutai > Campus Urutaí forma turmas da graduação

Campus Urutaí forma turmas da graduação

Publicado: Terça, 12 de Abril de 2016, 14h12 | Última atualização em Sexta, 15 de Abril de 2016, 11h39 | Acessos: 2179

A solenidade aconteceu no auditório do Centro de Eventos Nilo Peçanha.

imagem sem descrição.

A noite da última sexta-feira, 08, ficará marcada no coração de 65 estudantes dos cursos superiores de Licenciatura em Ciências Biológicas, Matemática e Química; dos cursos de Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação; e dos cursos de Bacharelado em Agronomia e em Engenharia Agrícola. É que nesta data, eles, na companhia de amigos e familiares, receberam o certificado de conclusão de curso na sessão solene de colação de grau de 2015.

Para compor a mesa diretiva, foram convidados o reitor do IF Goiano, Vicente de Almeida; o diretor-geral do Campus Urutaí, Gilson Dourado; o diretor de Pesquisa e Pós-graduação, André Castro, na ocasião, representando o diretor de Ensino Fernando Godinho; o diretor de Extensão, Eduardo Viana; e o prefeito de Urutaí, Nelson Donizete. Como extensão da mesa diretiva, os coordenadores de curso, paraninfos, patronos e professores homenageados ocuparam a tribuna de honra.

Após a entrada dos alunos devidamente trajados com beca e capelo na mão, o professor Vicente, na qualidade de reitor da instituição, declarou aberta a cerimônia de colação de grau dos formandos do 2º semestre de 2015. Em seguida, foi executado o Hino Nacional e passou-se aos juramentos da profissão proferidos por: Sabrina Ferreira de Almeida, Licenciatura em Ciências Biológicas; Ludymila Fabiane Favorito, Licenciatura em Matemática; Lauryene Camille de Oliveira Santana, Licenciatura em Química; Milene Cristina Reis Borges, Tecnologia em Alimentos; Wendel de Jesus Amaral, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Daniel Borges da Silva, Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação; Natália Santana Rincon, Agronomia; e Mariana de Paula Silveira Rodrigues Gonzaga, Engenharia Agrícola.

Em seguida, os oradores escolhidos leram os discursos. O aluno de Ciências Biológicas, Orlando José da Silva Gontijo, usou termos da área para falar sobre a trajetória da turma; para Thatiany Santos Santana, da Licenciatura em Matemática, é um orgulho se formar no Campus Urutaí; a oradora de Química, Loiany Gonçalves Costa, contou que, durante as atividades do curso, os colegas até então desconhecidos se tornaram "amigos de infância"; a formanda Lorranny Cristina Reis Borges, do curso de Tecnologia em Alimentos, fez um questionamento sobre onde estariam em três anos, mas afirmou que, independente da resposta, o certo é que estarão preparados pela formação que receberam no Campus Urutaí.

O discurso do aluno de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Carlos da Costa Oliveira, foi descontraído, falou de respeito e relembrou os apelidos dos colegas; Daniel Borges da Silva, da Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação, lembrou com carinho dos colegas que ainda não se formaram mas que compareceram à cerimônia para prestigiá-los; o aluno Lucas Marcelo Marçal, do Bacharelado em Agronomia, falou sobre o início da jornada em 2011 e enfatizou que é preciso se orgulhar da formação recebida na instituição; o orador do curso de Engenharia Agrícola, Eduardo Melcksedeck Gomes Galdino, pediu salva de palmas a todos que de alguma maneira contribuíram para a realização dessa conquista.

Ao fim dos discursos, o reitor Vicente de Almeida conferiu a outorga de grau aos formandos. Em seguida, o mestre de cerimônias Vabson Borges chamou os alunos um a um para receberem dos professores o diploma.

Antes do encerramento da solenidade, o diretor-geral Gilson Dourado agradeceu a confiança dos pais dos alunos na instituição e relembrou a ação do prefeito de Urutaí, Nelson Donizete, de firmar parceira com o campus para capacitar servidores municipais (veja matéria aqui). Também proferiu palavras de reconhecimento e gratidão aos docentes e técnico-administrativos que foram essenciais na formação dos alunos e desejou um bom futuro aos formandos das oito turmas.

Logo após, o reitor Vicente de Almeida cumprimentou os familiares e amigos que apoiaram os filhos; "a família é o porto seguro e realmente faz a diferença", enfatizou. Com o olhar voltado aos novos formandos, afirmou que o Campus Urutaí é referência no Brasil e que eles podem ter certeza da qualidade da formação recebida aqui. Lembrou que essa formatura só foi possível porque em 2008 foi aprovada a lei que expandiu a rede dos institutos federais, que "é um projeto que precisamos defender com garra porque faz a diferença na vida de quem mais precisa", ressaltou. Em seguida, encerrou a cerimônia e os formandos puderam comemorar bastante e confraternizar com familiares e amigos.