Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias - Urutai > Inaugurada biofábrica de bioinsumos no Campus Urutaí
Início do conteúdo da página

Inaugurada biofábrica de bioinsumos no Campus Urutaí

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sexta, 15 de Novembro de 2024, 20h43 | Última atualização em Sexta, 15 de Novembro de 2024, 20h43 | Acessos: 51

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano), por meio do Centro de Excelência em Bioinsumos (Cebio) inaugurou no dia 7 de novembro mais uma biofábrica, agora, no município de Urutaí. Essa biofábrica complementa a estrutura da Unidade de Referência em Bioinsumos (URB) dedicada a ações envolvendo o Controle Biológico de insetos pragas. Essa nova biofábrica terá diversas atividades que complementarão às ações já executadas pela URB Controle Biológico de Insetos-Praga do Campus Urutaí, nos eixos: Ensino, Pesquisa, Extensão e Empreendedorismo baseados na multiplicação de microrganismos, avaliação de processos envolvendo o controle de qualidade, transferência de tecnologia, avaliações e protocolos de eficiência agronômica de agentes de controle biológico em condições de campo, semi-campo e laboratório, dentre outros.

Produtores de grãos, plantas de cobertura, hortaliças para venda em varejo e processamento industrial, florestas plantadas além de pecuaristas e indústrias avícolas da região sudeste do estado de Goiás serão potencialmente beneficiadas com a implantação desta unidade.

Segundo o Prof. Flávio Gonçalves, coordenador executivo dessa URB, a biofábrica recém-inaugurada com dois biorreatores para multiplicação de microrganismos, laboratório de controle de qualidade com equipamentos modernos, meios de cultura e inóculos, banheiro, escritório e climatização em todos os ambientes internos, irá promover um acréscimo em qualidade técnico-científica das atividades já em execução na URB de Controle Biológico de insetos-praga.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IF Goiano, Alan Carlos da Costa, destaca que o Cebio surgiu a partir da demanda crescente do agronegócio em Goiás e no Brasil por insumos de base biológica capazes de promover maior sustentabilidade para a agricultura. Seja por meio dos biológicos promotores do crescimento vegetal, indutores de resistência frente a fontes de estresse ambiental e aumento da produtividade agrícola, controle biológico de doenças ou insetos-praga. Criado por meio de convênio firmado entre o IF Goiano e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) conta com a parceria de várias instituições de pesquisa do Estado de Goiás, como as Universidades Estadual de Goiás (UEG), Federal de Catalão (UFCat) e Federal de Goiás (UFG).

Um aporte de mais de 1,2 milhões (oriundos do Governo do Estado de Goiás, com a chancela da FAPEG e auditoria financeira da FUNAPE) compreendidos por estrutura física, materiais laboratoriais e itens consumíveis é o investimento inicial direcionado para essa URB. Além disso, Pós-doutorandos, estudantes de mestrado, iniciação científica do ensino superior e iniciação científica do ensino médio, e coordenadores envolvidos com a URB e apoio técnico compõem o quadro de bolsistas Cebio nesta unidade. Esta URB afirma o compromisso de gerar entregas em diferentes eixos de impacto para a sociedade, como: a diminuição das desigualdades sociais, promoção da sustentabilidade ambiental e financeira na agricultura, protagonismo estadual na área de bioinsumos, formação de recursos humanos, geração de PD&I com macro e microrganismos e zelo pela segurança alimentar são ações envolvidas.

A URB do Campus Urutaí do Instituto Federal Goiano, se configura como uma unidade do Cebio com perspectivas de grande impacto envolvendo pequenos, médios e grandes agricultores não apenas para a região sudeste do Estado de Goiás. Mas bem como para muito além dessas fronteiras regionais. Um estudo conduzido pela FAO (Food and Agriculture Organizacion) o ramo operacional da UNESCO (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization) para a agricultura será publicado no final do ano tendo como premissa a avaliação de custos de produção com insumos biológicos ao nível de campo, na soja, conduzido em Urutaí. Afirma o Diretor-Geral do CEBIO, Prof. Alexandre Igor. Além disso, ele reitera que duas ideias inovadoras aprovadas por chamada pública já se encontram em fase de mentoria com vistas a criação de startups. Adicionalmente, na URB de Controle Biológico de Insetos-Praga, atividades ligadas ao ensino, como turmas da especialização em bioinsumos dentre outras ações no âmbito pedagógico, à extensão como dias-de-campo, treinamentos técnicos e estágios, além de pesquisas balizadas pelo Mestrado Profissional em Proteção de Plantas promovido pelo Campus Urutaí já se encontram em execução. Estas ações também visam fortalecer o Programa Estadual de Bioinsumos da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Goiás (Seapa) em todas as regiões geográficas goianas.

Fim do conteúdo da página