Página inicial > Últimas Notícias - Urutai > Projeto Câes-Guia é apresentado no Campus Urutaí

Projeto Câes-Guia é apresentado no Campus Urutaí

Publicado: Quarta, 04 de Mai de 2016, 13h43 | Última atualização em Sexta, 24 de Fevereiro de 2017, 15h10 | Acessos: 1144

Servidores docentes e técnicos administrativos tiverem a oportunidade de conhecer de forma mais detalhada o projeto de implantação do curso de formação de treinadores e instrutores de cães-guia, que irá oferecer cinco vagas para a primeira turma.

imagem sem descrição.

Na manhã dessa quarta-feira, 4, servidores docentes e técnicos administrativos reuniram-se no auditório do Campus Urutaí para participarem da apresentação do Projeto Câes-Guia, realizada pelo professor e instrutor de cão-guia, Leonardo Goulart Nunes. A reunião teve a participação também do Diretor Geral do Campus Urutaí, Gilson Dourado da Silva, do Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, Elias de Pádua Monteiro, o Reitor do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Vicente Pereira de Almeida e dos instrutores do DF Cães, Junio César de Lima e Franklin Amorim.

O objetivo da palestra foi provocar o interesse dos servidores em participarem do curso de treinadores e instrutores de cães-guia e tornar público o projeto da oferta de um curso a nível de Tecnologia, e com a duração de três anos, tendo previsão de início o mês de fevereiro de 2017. Durante a reunião, o Diretor Geral do Campus Urutaí, Gilson Dourado anunciou a parceria que será feita entre IF Goiano e a Universidade Federal de Goiás (UFG) para o desenvolvimento do programa genético, no auxílio técnico para a compra das primeiras matrizes e no atendimento aos cães no hospital veterinário da UFG.

Perfil dos profissionais - Leonardo Goulart, que é professor do Campus Urutaí e o instrutor que dará início ao projeto no campus local ressaltou a diferença entre as formações distintas entre treinador e instrutor de cão-guia. De acordo com Leonardo, treinador de cão-guia é o profissional que trabalha no processo de formação do cão, reprodução, escolha de filhotes, socialização e treinamento. Já o instrutor de cão-guia é o profissional responsável pela formação de dupla usuário/cão-guia, acompanhamento da dupla e aposentadoria do cão.