Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias - Urutai > Ministério Público apresenta projeto de preservação hídrica
Início do conteúdo da página

Ministério Público apresenta projeto de preservação hídrica

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 28 de Junho de 2016, 13h42 | Última atualização em Sexta, 24 de Fevereiro de 2017, 15h13 | Acessos: 1289

A implantação do Projeto criado em 2008 pelo Ministério Público do Estado de Goiás será uma ação pioneira na região da Estrada de Ferro.

Representantes do Ministério Público do Estado de Goiás reuniram-se na manhã dessa terça-feira, 28, com gestores do Campus Urutaí do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) para apresentarem o Projeto Ser Natureza, que visa a recuperação da Área de Preservação Permanente (APP) de Manancial de Abastecimento Público. Além de detalhar o Projeto, desde sua criação no ano de 2008, os objetivos, a metodologia e os resultados obtidos a partir da atuação conjunta entre o Ministério Público e a sociedade em municípios de diversas regiões do Estado de Goiás, a reunião teve como objetivo consolidar a parceria com o Campus Urutaí na implantação do Ser Natureza na região da Estrada de Ferro.

O Projeto que integra o Programa Parceria Cidadã, traz uma nova proposta de atuação do Ministério Público do Estado de Goiás para a resolução de problemas ambientais, a partir da construção de parcerias com a sociedade, e está em fase de implantação em doze municípios. Já em fase de desenvolvimento, foram realizadas ações nos municípios de Água Limpa, Araçu, Bela Vista, Caldas Novas, Faina, Fazenda Nova, Goiânia, Goianira, Iporá, Israelândia, Jaupaci, Mineiros, Nerópolis, Nova América, Novo Brasil, Rubiataba, Santo Antônio de Goiás, Silvânia e Vianópolis. 

De acordo o promotor Fabrício Roriz Hipólito, da 1ª Promotoria de Justiça de Pires do Rio, a reunião teve enorme importância porque visa uma possível parceria entre o Ministério Público e o IF Goiano para a implantação do Projeto Ser Natureza na região de Pires do Rio, Urutaí e demais cidades adjacentes, visando uma construção coletiva para a resolução dos problemas ambientais, principalmente no que tange à proteção dos mananciais de abastecimento público de água. Fabrício Roriz ainda afirma que o Campus Urutaí, por meio de seus profissionais qualificados poderá apresentar soluções para os conflitos ambientais entre o desenvolvimento socieconômico e a proteção dos mananciais nas propriedades rurais da região.

A Engenheira Agrônoma e técnica ambiental da Coordenadoria de Apoio à Atividade Extrajudicial (Caej) do MP-GO, Adriane Chagas, ressaltou que a reunião superou todas as expectativas, onde puderam apresentar algumas experiências de sucesso realizadas em mais de 33 municípios do Estado, e que vê uma grande possibilidade de firmar a parceria com o IF Goiano Campus Urutaí para efetivar ações de melhorias das condições ambientais da região.

Participaram ainda da reunião o Diretor Geral do Campus Urutaí, Gilson Dourado da Silva, o Diretor de Extensão, Eduardo de Faria Viana, o Gerente de Extensão, Alexandre Igor Pereira de Azevedo, o Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Conservação de Recursos Naturais do Cerrado, Ivandilson Menezes Pinto e o Diretor de Administração e Planejamento, José Lopes de Souza.

 

Assessoria de Comunicação Social e Eventos

 

Fim do conteúdo da página