Página inicial > Últimas Notícias - Urutai > Estudante do Campus Urutaí ganha bolsa de estudos no Canadá
Intercâmbio

Estudante do Campus Urutaí ganha bolsa de estudos no Canadá

Publicado: Quarta, 13 de Julho de 2016, 07h30 | Última atualização em Sexta, 24 de Fevereiro de 2017, 15h15 | Acessos: 1174

Graciele Damasceno está entre os dez alunos da Rede Federal selecionados em todo o país.

Graciele aperfeiçoou suas habilidades por meio do curso My English Online, oferecido pelo MEC e Capes. Foto: acervo pessoal

A estudante de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Graciele da Silva Damasceno, 18, do Campus Urutaí, foi contemplada com uma bolsa de estudos no Canadá. Ela está entre os dez selecionados em todo o país no programa CICan Scholarships for Brasilian IF Studants.

A bolsa consta de curso de inglês, dois semestres acadêmicos e um estágio/inserção na área de estudo ou projeto de pesquisa. Ao todo serão 16 meses de intercâmbio em instituições canadenses, no período de setembro deste ano a dezembro de 2017. Além de subsídio mensal e seguro-saúde, a bolsa cobrirá testes de idiomas, mensalidades e viagem.

A iniciativa faz parte de um convênio entre o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e o Colleges and Institutes Canada (CICan). Nos próximos dias, o CICan entrará em contato com os selecionados para esclarecer dúvidas e informar as instituições de destino.

Natural de Cristalina (GO), Graciele conta que sempre teve facilidade com a língua inglesa, mas aperfeiçoou suas habilidades por meio do curso My English Online, oferecido pelo Ministério da Educação (MEC) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Para quem nunca saiu do país, Graciele está, obviamente, cheia de expectativas. "Estou muito feliz, conhecer novas pessoas e viver novas experiências será incrível", comemora.

A indicação da estudante como candidata do IF Goiano para concorrer à bolsa só foi possível porque Graciele conseguiu obter pontuação suficiente no exame Toefl ITP, realizado no dia 7 de junho na Reitoria. O teste avalia, dentro de um parâmetro internacional, as habilidades dos candidatos nas áreas de compreensão auditiva, estrutura e expressão escrita e habilidade de leitura em inglês.

Para a coordenadora de assuntos internacionais do IF Goiano, Mariana Tsukahara, a qualificação de Graciele mostra é possível alunos da Instituição conquistarem oportunidades com o Toefl. "É um teste difícil porque requer conhecimento intermediário da língua inglesa. E como ele vale por dois anos, é importante que os alunos estudem e se submetam para aproveitar novas oportunidades quando elas surgirem", explica.

Confira a lista dos selecionados

Acesse a chamada pública

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos