Página inicial > Últimas Notícias - Urutai > IF Goiano ofertará mestrado em formação de professores

IF Goiano ofertará mestrado em formação de professores

Publicado: Sexta, 05 de Agosto de 2016, 10h17 | Última atualização em Sexta, 24 de Fevereiro de 2017, 15h17 | Acessos: 6999

A previsão é de que primeiro processo seletivo seja realizado até novembro.

imagem sem descrição.

O Instituto Federal Goiano ofertará o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica. O curso aprovado na terça-feira, 2, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) será oferecido em Rede e, além do IF Goiano, contará com a participação de outros dezessete Institutos Federais: São Paulo, Goiás, Ceará, Amazonas, Paraná, Sul Rio Grandense, Bahia, Farroupilha, Sergipe, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Fluminense, Triângulo Mineiro, Santa Catarina, Espírito Santo e Sudeste de Minas Gerais. Em Goiás, o curso terá dois polos, sendo um no Campus Morrinhos do IF Goiano e outro no Campus Anápolis do IFG.

O Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica abordará processos educativos formais e não formais relacionados ao mundo do trabalho e à produção de conhecimento, numa perspectiva interdisciplinar, com vistas a integração dos campos do Trabalho, da Ciência, da Cultura e da Tecnologia. O curso irá compreender, ainda, a gestão em suas dimensões de organização e implementação com um enfoque de atuação que objetiva promover a mobilização e a articulação de todas as condições materiais e humanas necessárias para garantir essa formação.

Uma das áreas de concentração do curso será a de Gestão e Organização do Espaço Pedagógico em Educação Profissional e Tecnológica, que abordará os processos de gestão e organização do espaço pedagógico que contribuam diretamente com os processos de ensino, com foco nas estratégicas transversais e interdisciplinares que possibilitem formação integral e significativa do educando. Além desta, o curso também possuirá área de concentração em Práticas Educativas em EPT, que abordará os fundamentos das práticas educativas e do desenvolvimento curricular na Educação Profissional e Tecnológica, em suas diversas formas de oferta, a partir de uma abordagem inclusiva,interdisciplinar, em espaços formais e não formais, em conformidade com a perspectiva do trabalho como princípio educativo e do currículo integrado.

De acordo com o reitor do IF Goiano, Vicente de Almeida, a oferta do curso na formação de professores contempla o projeto de verticalização do IF Goiano. "O mestrado será oferecido em rede com parceria de outras instituições, mas será bastante benéfico para a nossa Instituição em possibilitar a verticalização dos nossos cursos de licenciatura", diz.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Fabiano Guimarães, a previsão de oferta de vagas para o novo curso é ainda neste semestre. "O cronograma ainda será definido após reunião realizada em Brasília", explica.

Estão envolvidos como docentes permanentes neste mestrado os docentes do IF Goiano Cinthia Maria Felício, Cristiane Maria Ribeiro, Emmanuela Ferreira de Lima, Fernando Barbosa Matos, Guilherme Malafaia Pinto, José Carlos Moreira de Souza, Juliana Cristina da Costa Fernandes, Jussara de Fátima Alves Campos Oliveira, Léia Adriana da Silva Santiago e Marco Antônio de Carvalho.

Objetivos - O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT) tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica aos profissionais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado. O profissional egresso deverá estar habilitado a desenvolver atividades de pesquisas e relacionadas ao ensino, voltadas para a educação profissional e tecnológica, em espaços formais e não formais,capaz de desenvolver soluções tecnológicas que possam contribuir para a melhoria do ensino.

Coordenação-Geral de Comunicação Social e Eventos