Página inicial > Últimas Notícias - Urutai > Alunos do mestrado do Campus Urutaí falam da importância na preservação do cerrado

Publicado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 08h15 | Última atualização em Quinta, 19 de Janeiro de 2017, 13h01 | Acessos: 1219

Mestrado profissional em Conservação de Recursos Naturais do Cerrado (CRENAC) completa um ano de curso e alunos veem cada vez mais a importância na preservação do bioma e da qualificação.

Os alunos do mestrado profissional em Conservação de Recursos Naturais do Cerrado (CRENAC) através das disciplinas e linhas de pesquisas do curso, observam a relevância dos projetos em conservação dos recursos naturais do bioma cerrado. Considerado como um dos hotspots mundiais de biodiversidade, que consiste em uma área de relevância ecológica por possuir vegetação diferenciada das demais, o cerrado apresenta extrema abundância de espécies endêmicas e sofre constantemente uma excepcional perda de habitat.

Diogo Amaral, mestrando do curso, graduado em Ciências Biológicas, trabalha no Zoológico de Goiânia e diz o quanto o curso está contribuindo em sua atuação diária, além da flexibilidade da carga horária, diz que o mestrado mesmo sendo profissional possibilita também o aprofundamento acadêmico, pois futuramente almeja um doutorado.

Mestranda Janaína Alves de Almeida

O mestrado do CRENAC, assim como o mestrado em Proteção de Plantas (PP) possuem um grupo interdisciplinar, com áreas de atuação variadas, o que nas palavras dos alunos enriquece mais ainda as aulas e o desenvolvimento das pesquisas devido a troca de experiências. A mestranda Janaína Alves de Almeida, do curso de PP, fala de como o mercado está exigindo cada vez mais do profissional e das dificuldades em dialogar com o produtor agrícola, devido a sua falta de confiança na pesquisa universitária, que é tão importante para o desenvolvimento e conservação das plantas.

Denise Braga Gomes de Faria, mestranda do CRENAC, investiga os possíveis efeitos comportamentais, mutagênicos e hematológicos que a exposição à abamecina (indicado como acaricida e inseticida em diferentes culturas agrícolas) pode causar em aves. Para isso, a estudante utiliza em seus experimentos a codorna doméstica, considerada uma dos melhores modelos animas para estudo da toxicologia em aves. A estudante tem experiência com licenciamento ambiental e está iniciando seus estudos na área da toxicologia ambiental. "Eu  adoro o curso, pois os professores são acessíveis, qualificados e através da minha pesquisa poderemos contribuir para a conservação da fauna do Cerrado, uma vez que identificando possíveis impactos antropogênicos, ações ou estratégias de mitigação poderão desenvolvidas", destaca a estudante.

Os mestrados profissionais ofertados no Instituto Federal Goiano abrirão as inscrições na próxima segunda-feira, dia 16. Acesse abaixo o edital para realizar inscrição e o link para a página dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu do Campus Urutaí