Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Outubro Rosa!

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quarta, 01 de Novembro de 2017, 11h41 | Última atualização em Quinta, 16 de Novembro de 2017, 16h15 | Acessos: 777

Palestra sobre câncer de mama é realizado no IF Goiano Campus Urutaí

Em comemoração a Campanha Outubro Rosa, o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica - SINASEFE/SESUR, em parceria com a Unimed, e apoio do Instituto Federal Goiano Campus Urutaí, promoveu no dia 31 de outubro de 2017 a palestra "Diagnóstico precoce salva vidas!", ministrada pela coordenadora do departamento de medicina preventiva da Unimed Vale do Corumbá, Paula Raiane de Oliveira. O evento tinha como público alvo todos os professores, técnicos administrativos, terceirizados e alunos do campus. 

A palestra começou com um breve histórico da campanha, e em seguida apresentou dados da doença no Brasil, onde em 2016 foi registrado mais de 60 mil novos casos de câncer de mama, sendo que 13 mil vieram a óbito. Apesar de ser o câncer mais frequente entre as mulheres no Brasil, não significa que não há registro de homens com a doença. Mesmo baixo ano passado houve o registro de apenas 1% da população de homens brasileiros com a doença. 

Foi apresentado também os principais fatores de de risco do câncer de mama, sendo eles: mulheres acima de 40 anos, ter histórico familiar, obesidade, sedentarismo, primeira menstruação antes de 12 anos, menopausa tardia e nunca ter amamentado. Mesmo que a pessoa não se encaixe nesta zona de risco, não significa que ela esteja imune. A palestrante afirmou que só vem crescendo o número de caso de mulheres abaixo de 40 anos com câncer de mama. 

Mas como prevenir? Este era o principal objetivo da palestra. Segundo Paula Raiane, a realização mensal do auto exame das mamas e o exame de mamografia feito anualmente são os meios mais eficazes para a prevenção. 

 

 

Núcleo de comunicação social e eventos - Campus Urutaí

Fim do conteúdo da página