Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias - Urutai > Feira das Profissões 2017!
Início do conteúdo da página

Feira das Profissões 2017!

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quarta, 08 de Novembro de 2017, 15h34 | Última atualização em Segunda, 20 de Novembro de 2017, 16h03 | Acessos: 1140

Mais uma edição de sucesso da Feira das Profissões!

Aconteceu no dia 08 de novembro, no Instituto Federal Goiano Campus Urutaí, a Feira das Profissões 2017. A feira recebeu a visita de mais de 700 alunos do 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio, de escolas públicas e particulares, dos municípios da região, como Catalão, Pires do Rio, Vianópolis, Silvânia, Orizona, Ipameri, Urutaí, Santa Cruz e Palmelo. O objetivo da feira era apresentar aos alunos visitantes um pouco do que cada curso oferecido pela instituição faz, além de projetos de pesquisas e mercado de trabalho. 

Cada curso teve um espaço para apresentar, de forma interativa e didática, algumas atividades realizadas pelos profissionais da área. O curso de Ciência e Tecnologia de alimentos apresentou processos, análises físico-químicas e industrialização de tecnologias como óleos e gorduras, carnes e derivados, frutas e hortaliças, leites e derivados, bebidas e panificação. O curso de agronomia abordou os temas de entomologia, topografia, tecnologia de sementes, olericultura, fitopatologia, microbiologia, tecnologia de aplicação, agroecologia e nematologia. O curso de engenharia agrícola apresentou trabalhos com máquinas agrícolas, irrigação, tratamento de água, topografia (sensoriamento e geoprocessamento), secagem e armazenamento de grãos, drenagem agrícola, manejo de irrigação, quimigação, sistemas de filtragem e elementos de máquina. 

Na sala do curso de medicina veterinária os alunos puderam ver trabalhos que abordavam temas como saúde pública, Clínica Escola Veterinária, cirurgias de animais de grande e pequeno porte, anatomia animal, além dos projetos VETorienta, GERA (Grupo de estudos em reprodução animal) e NAPER (Núcleo avançado de pesquisa e extensão em ruminantes). Na sala de biologia foram apresentados os laboratórios de botânica e ciências biológicas, zoologia, microbiologia, oficinas de reciclagem, ecologia, e também trabalhos do Programa de iniciação da docência - PIBID e PetBio. Os alunos do técnico em biotecnologia se dividiram em 4 grupos, sendo eles biotecnologia amarela, que é voltada para a área de alimentos e alimentação humana, biotecnologia verde, voltada para a agricultura, biotecnologia vermelha, que aborda a área de saúde e a biotecnologia branca, que foca a área industrial. 

Os alunos do curso técnico em informática e os dos cursos superiores em Gestão da tecnologia da informação e Sistema de informação trabalharam integrados. Eles abordaram temas como manutenção de computadores, processamento digital de imagens, realidade aumentada, aplicativos para o Portal do IF Goiano e gamificação, que é a inserção de jogos eletrônicos no ensino. Os alunos do curso de química apresentação experimentos como o líquido do mal, canhão de álcool, semáforo químico, teste de condutividade elétrica, jogos educativos e química forense. Este último, tratava-se de uma simulação de uma cena de crime, onde os alunos visitantes recolhiam algumas provas criminais e a partir delas tentavam descobrir o assassino, por meio de experimentos, como a biometria. Já na sala de matemática, os alunos trabalharam com jogos de raciocínio, volumes e formas geométricas diversas.

 

Núcleo de comunicação social e eventos - Campus Urutaí

 

Fim do conteúdo da página