Página inicial > Últimas Notícias - Urutai > Programa de pós-graduação em Conservação de Recursos Naturais do Cerrado tem primeira defesa

Publicado: Sexta, 08 de Dezembro de 2017, 09h11 | Última atualização em Terça, 19 de Dezembro de 2017, 14h20 | Acessos: 1015

Estudante Márcia Rosa Gomes é a primeira aluna do programa a defender trabalho

No dia 05 de dezembro de 2017 o Programa de Pós-Graduação em Conservação de Recursos Naturais do Cerrado (PPG-CRENAC), do Instituto Federal Goiano Campus Urutaí realizou a primeira defesa de dissertação de mestrado. O trabalho intitulado "Recursos hídricos: percepção de estudantes e veiculação da temática em livros didáticos" foi defendido pela aluna Márcia Rosa Gomes, sob a orientação da professora Dra. Aline Sueli de Lima Rodrigues. Além da professora orientadora, fizeram parte da banca examinadora a professora convidada Dra. Juliana Simião Ferreira, da Universidade Estadual de Goiás, e o diretor de pesquisa e pós-graduação do Campus Urutaí, professor Dr. André Luis da Silva Castro.

O estudo investigou como os recursos hídricos tem sido percebidos por estudantes do ensino médio, oriundos de 10 instituições públicas de ensino no Estado de Goiás, bem como seus conhecimentos sobre a temática. Para isso, foram avaliados mais de 800 estudantes. A autora do trabalho também realizou uma avaliação dos conteúdos referentes à temática "recursos hídricos" presentes em 27 livros didáticos de Biologia, recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018. Os dados obtidos no trabalho revelaram que os estudantes , em sua maioria, possuem uma percepção pouco abrangente e conhecimento superficial sobre os recursos hídricos, bem como que os livros didáticos têm abordado muito pouco sobre essa temática. Assim, o estudo pioneiro no Brasil, sinaliza a importância da abordagem da temática ambiental na sala de aula, utilizando-se não apenas o livro didático, mas também estratégias inovadoras, motivadoras e de sensibilização ambiental.

Núcleo de Comunicação Social e Eventos - Campus Urutaí