Página inicial > Últimas Notícias - Urutai > Disponível programação científica da Regional da SBPC

Disponível programação científica da Regional da SBPC

Publicado: Segunda, 09 de Abril de 2018, 13h20 | Última atualização em Segunda, 16 de Abril de 2018, 16h09 | Acessos: 683

Evento será realizado no Campus Rio Verde de 15 a 19 de maio e é voltado a estudantes de todos os níveis de ensino, pesquisadores, profissionais e empresas. Inscrições estão abertas, são gratuitas e  têm novas datas, confira.

A programação científica da Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) já está disponível na página do evento. O congresso será realizado no Instituto Federal Goiano (IF Goiano) - Campus Rio Verde de 15 a 19 de maio deste ano. As inscrições são gratuitas, estão abertas e têm novas datas (veja abaixo).

O evento é aberto a estudantes de todos os níveis de ensino, pesquisadores, profissionais e empresas. Para participar das conferências e mesas-redondas as inscrições vão até 10 de maio. São diversas discussões acerca da temática da reunião, que é Cerrado: Ciência, Inovação, Crescimento Econômico, Desenvolvimento Sustentável e Sociedade. Os assuntos serão debatidos por profissionais renomados no âmbito da ciência, tecnologia e inovação do Brasil.

Minicursos e oficinas também compõem a programação do evento. Interessados podem se matricular até o dia 4 de maio, após a inscrição no congresso. Essas são as únicas atividades pagas em toda a reunião regional, com valor de dez reais.

A regional da SBPC terá, também, a Exposição de Ciência, Tecnologia e Inovação (ExpoECT), que abrigará diversas atividades no mesmo espaço. No local haverá, por exemplo, a SBPC Jovem/Feira de Ciências e sessão de pôsteres, cujas inscrições também estão abertas até 23 de abril. Ainda para o público jovem estão previstas feira de profissões e visitas orientadas ao IF Goiano.

A ExpoECT também será composta por Roda de Negócios, destinada a empresas, cooperativas, associações e organizações que desejam expor seus serviços. Na ocasião, o Polo Embrapii do IF Goiano vai apresentar ao empresariado possibilidades de parceria para tecnologias inovadoras. Por fim, farão parte da programação diversas apresentações culturais e artísticas.

O objetivo da reunião regional é atingir cidades menores e abordar temas locais com amplitude nacional, inserindo-os no cotidiano dos cidadãos. "Rio Verde tem forte presença na agricultura e, por isso, será uma ótima oportunidade para debater esse assunto", avalia o presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira.

A expectativa, portanto, é atingir estudantes da região e também professores do ensino básico, além de pesquisadores e instituições ligadas à ciência e à educação. "Serão cinco dias em que Rio Verde vai parar para falar sobre ciência com a comunidade", explica o coordenador institucional da regional, Paulo Sergio Pereira, professor do IF Goiano.

Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)

Tema: Cerrado: Ciência, Inovação, Crescimento Econômico, Desenvolvimento Sustentável e Sociedade

Inscrições gratuitas e abertas até 10 de maio  pelo site www.rr.sbpcnet.org.br/rioverde (link disponível no site do IF Goiano). As inscrições no evento permitem a participação nas conferências e mesas-redondas. Confira cronograma para participação de atividades específicas:

ATIVIDADE

PRAZO DE INSCRIÇÕES

COMO SE INSCREVER

PÚBLICO

VALOR

Portas Abertas (visitas orientadas de grupos de estudantes ao IF Goiano - Campus Rio Verde durante o evento)

sbpc.rv.secretaria@ifgoiano.edu.br

Instituições de ensino

Roda de Empresas e Negócios

sbpc.rv.secretaria@ifgoiano.edu.br

Empresas, cooperativas, associações e organizações públicas e privadas

Oficinas e minicursos

Participantes do evento

Sessão de Pôsteres

(link disponível no site do IF Goiano)

Estudantes de graduação e pós, pesquisadores, docentes do ensino básico, profissionalizante e superior

SBPC Jovem/Feira de Ciências

(link disponível no site do IF Goiano)

Estudantes do ensino fundamental, médio, técnico e superior

Sobre o IF Goiano

Em 2018, o Instituto Federal Goiano completa dez anos de criação. A Instituição começou suas atividades com quatro unidades em Goiás e hoje está presente em todas as regiões do Estado, atendendo mais de 15 mil alunos. O IF Goiano tem campi nas cidades de Campos Belos, Catalão, Ceres, Cristalina, Hidrolândia, Ipameri, Iporá, Morrinhos, Posse, Rio Verde, Trindade e Urutaí. A reitoria está instalada em Goiânia. A Instituição é equiparada às universidades federais e oferece, além da educação superior, cursos técnicos de nível médio, de qualificação profissional e pós-graduação, todos gratuitos. Possui, ainda, um polo de inovação em tecnologias agroindustriais, onde são produzidas pesquisas para gerar soluções a empresas do setor.