Página inicial > Últimas Notícias - Urutai > Departamento de matemática inaugura auditório

Departamento de matemática inaugura auditório

Publicado: Terça, 08 de Mai de 2018, 20h38 | Última atualização em Quinta, 10 de Mai de 2018, 16h31 | Acessos: 734

Auditório recebe nome do primeiro professor de matemática da escola.

No dia 07 de maio o Departamento de Matemática, do Instituto Federal Goiano Campus Urutaí, realizou uma solenidade de inauguração de seu auditório. Com capacidade de 200 lugares, o auditório recebeu o nome de José Costa Júnior, homenagem feita ao primeiro professor de matemática do Campus.

Para receber a homenagem, foi convidado o senhor José Bernardo da Costa, filho do prof. José Costa. Em sua fala ele relembrou momentos da sua infância dentro do Instituto juntamente com seu pai, e encerrou seu discurso utilizando as quatro operações matemáticas “precisamos somar nossas esperanças, diminuir a miséria e a ignorância, multiplicar as benças de Deus, e hoje quero dividir está homenagem com todos presentes”.

Durante a cerimônia de inauguração, a coordenadora do curso de licenciatura em Matemática do IF Goiano Campus Urutaí, profa. Dra. Agda Lovato Teixeira, agradeceu a presença de todos e falou da importância do espaço para o desenvolvimento do curso. Aproveitou também a oportunidade para encerrar seu mandato como coordenadora do curso. O Diretor Geral do Campus, Prof. Dr. Gilson Dourado da Silva, relembrou todo o processo de criação do curso de matemática e da importância que este possui para a comunidade, além de parabenizar a professora/coordenadora por sua gestão.

Além da homenagem, os participantes assistiram a palestra “Matemática e avaliação aluno e professor: um diálogo possível para avaliar a aprendizagem numa perspectiva formativa”, ministrada pela profa. Dra. Marta Borges, da Universidade Federal de Catalão. Durante sua apresentação, a palestrante expôs os desafios enfrentados pelo professores quanto aos métodos de avaliação. Ao final propôs a técnica de regulação de aprendizagem, a qual o professor precisa fazer realizar intervenções metodologias com os alunos, o que torna o método mais personalizado, ou seja, as avaliações realizadas pelo professor é desenvolvida juntamente com os alunos.

José Costa Júnior – Formado em ciências contábeis, o senhor José Costa Júnior trabalhou como professor nos primeiros anos da Escola Agrícola de Urutaí, na década de 1950. É considerado o primeiro professor de matemática do instituto. Além disso, contribuiu para o avanço e desenvolvimento da escola, que em 2002 foi transforada em Centro Federal de Educação Tecnológica de Urutaí – CEFET, e em 2008 passou a ser Instituto Federal Goiano de Educação, Ciência e Tecnologia Campus Urutaí.

Núcleo de Comunicação Social e Eventos - Campus Urutaí