Página inicial > Últimas Notícias - Urutai > NEPA REALIZA CURSO PARA AGRICULTORES SOBRE AGROFLORESTA SINTRÓPICA

NEPA REALIZA CURSO PARA AGRICULTORES SOBRE AGROFLORESTA SINTRÓPICA

Publicado: Segunda, 01 de Outubro de 2018, 06h17 | Última atualização em Sexta, 05 de Outubro de 2018, 15h34 | Acessos: 1211

Curso é realizado em Caldas Novas na propriedade do senhor Horst Grassmann

Entre os dias 21 e 23 de setembro foi realizado, no Sítio Folhas Vivas, em Caldas Novas – GO, o "CURSO PRÁTICO EM SISTEMAS AGROFLORESTAIS". Esse curso faz parte do projeto "Implantação de sistemas de produção agroecológica, fundamentada nos princípios da Agricultura Sintrópica", que se trata de uma ação dos estudantes e professores envolvidos no Núcleo de Estudo e Pesquisa em Agroecologia - NEPA do Instituto Federal Goiano Campus Urutaí, em parceria com as comunidades locais de agricultores.

Nesta edição, o curso foi na propriedade do senhor Horst Grassmann Pfeiffer, agrônomo e agricultor com experiência na produção orgânica há 20 anos, mas que, até então, nunca tinha adotado a experiência da produção com agrofloresta. A proposta do trabalho realizado pelos estudantes do Campus Urutaí é criar exemplos de agricultura sustentável, na prática, formando agricultores para a produção de alimentos saudáveis agroflorestais. O curso oferecido, com duração de três dias, teve 23 participantes, entre eles, agricultores, estudantes e profissionais formados. O objetivo foi de observar, na prática, de forma simples e fácil, a implantação de um módulo de sistema agroflorestal sintrópico, com foco em hortaliças.

Essa foi a segunda vez que o projeto realizou uma ação no Sítio do senhor Horst. A primeira ação foi o curso realizado em 2017, momento em que também trabalhado o tema “agrofloresta”. Para o senhor Horst: “foi uma grande alegria receber as pessoas no Sítio Folhas Vivas, pois assim também posso aprender mais com os estudantes”. Ele ressalta ainda o excelente trabalho que os alunos do Campus Urutaí têm desenvolvido nos últimos anos, por meio dos projetos e ações de extensão, agradecendo, em especial, a toda a equipe NEPA.

Núcleo de Comunicação Social e Eventos - Campus Urutaí (adaptada)