Página inicial > Cursos Superiores > Licenciatura em Ciências Biológicas

Licenciatura em Ciências Biológicas

Publicado: Segunda, 08 de Junho de 2015, 18h11 | Última atualização em Quinta, 17 de Agosto de 2023, 15h25 | Acessos: 11539

O Curso Superior de Licenciatura em Ciências Biológicas se volta à formação de cidadãos críticos e reflexivos, com capacitação profissional na área específica, envolvidos com as temáticas da educação e do meio social em que estão inseridos. A instituição tem enorme responsabilidade na construção de um saber sólido e a missão de transformar o saber em aprendizado e em práticas que possibilitem a diminuição das desigualdades sociais com uma melhor qualificação profissional, por isso toma agora o desafio de formar Professores Biólogos, numa época de profunda transformação no sistema educativo. Essas transformações são necessárias no sentido de que a educação deve preparar os alunos para as inovações tecnológicas e para os novos paradigmas apregoados à lida com os recursos naturais e com o ambiente.

O curso tem a finalidade de preparar docentes para o ensino médio e fundamental, com concepção científica, atitude consciente, com fundamentação teórica, com habilidades de classificar, quantificar, determinar as principais características dos recursos naturais renováveis, conservação e manejo da biodiversidade e recuperação de áreas degradadas, como meio de sobrevivência da vida sustentável em nosso planeta.

Tipo: Licenciatura

Áreas de Atuação: Instituições educacionais das redes pública ou privada, de Ensino Fundamental e Médio.

Perfil do Profissional: As Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas (CNE/CES 1.301/2001) estabelecem que o Biólogo deve ser:
- Generalista, crítico, ético, e cidadão com espírito de solidariedade;
- Detentor de adequada fundamentação teórica, como base para uma ação competente, que inclua o conhecimento profundo da diversidade dos seres vivos, bem como sua organização e funcionamento em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o meio em que vivem;
- Consciente da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade em prol da conservação e manejo da biodiversidade, políticas de saúde, meio ambiente, biotecnologia, bi prospecção, biossegurança, na gestão ambiental, tanto nos aspectos técnicos-científicos, quanto na formulação de políticas, e de se tornar agente transformador da realidade presente, na busca de melhoria da qualidade de vida;
- Comprometido com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional por critérios humanísticos, compromisso com a cidadania e rigor científico, bem como por referenciais éticos legais;
- Consciente de sua responsabilidade como educador, nos vários contextos de atuação profissional;
- Apto a atuar multe e interdisciplinarmente, adaptável à dinâmica do mercado de trabalho e às situações de mudança contínua do mesmo;
- Preparado para desenvolver ideias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação.
- Os professores do Ensino Fundamental e Médio devem compreender o processo de ensino aprendizagem em uma perspectiva crítica da sociedade e do ser humano, dominando conteúdo específicos que de forma contextualizada contribua para o desenvolvimento do conhecimento.

Turno: noturno

Número de vagas: 40

Carga Horária: 3.120h

Última avaliação do INEP/ MEC: Nota 4 (Portaria da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior/ MEC n. 699, de 01 de outubro de 2015)

Link para o Processo Seletivo: https://sistemas.ifgoiano.edu.br/selecao_ifgoiano/index.php?id_selecao=MQ==

Local: Prédio da Biologia, Campus Urutaí  IF Goiano.

Coordenador do curso: Professor Msc. Jussana Maria Tavares

E-mail: jussana.tavares@ifgoiano.edu.br

Documento: Projeto Pedagógico do Curso

Regulamento de Trabalho de Curso: Regulamento de TC

Ato autorizado: Resolução do Conselho Superior do Instituto Federal Goiano N. 012, de 28 de maio de 2010.

Dirigentes relacionados ao curso: https://www.ifgoiano.edu.br/home/index.php/estrutura-organizacional-urutai