Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Estrutura Física
Início do conteúdo da página

Estrutura Física

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quarta, 17 de Junho de 2015, 14h56 | Última atualização em Sexta, 05 de Abril de 2019, 15h34 | Acessos: 8970

O Câmpus dispõe de 40 laboratórios para a realização de atividades didáticas e científicas nas áreas de informática, biotecnologia, química, biologia, análise de solos, fitopatologia, análise sensorial de alimentos,entre outros. Além disso, a instituição possui um complexo agroindustrial composto por laticínios, frigorífico, abatedouro e área de processamento de frutas e vegetais.

Para as aulas práticas dos cursos das áreas agrárias, em seu mais de 500 hectares, o câmpus possui setores de cultura de bovinos, suínos, peixes, ovinos e aves. Além de áreas para realização dos mais diversos experimentos agropecuários.

A unidade possui o maior auditório da região, com capacidade para 950 pessoas. O Câmpus Urutaí tem também o maior acervo de livros do Instituto Federal Goiano. São mais de 20 mil exemplares nas mais diversas áreas.

Os estudantes possuem acesso gratuito à assitência médica, odontológica, psicológica e de enfermagem na própria instituição, por meio do Centro Integrado de Saúde.
Aproximadamente 250 alunos moram gratuitamente no câmpus, que possui residência masculina e feminina. Além dos alojamentos, das áreas de lavanderia e convivência, a unidade oferece os móveis e os equipamentos básicos.

Os alunos também contam com o refeitório, onde são servidas mais de 1.200 refeições por dia e um novo já está em contrução. Com a expansão será possível oferecer mais de 3 mil refeições por dia.

O câmpus conta ainda com complexo esportivo com pista de corrida, piscina semi-olimpica, quadra de tenis e de futebol society, quadra coberta de vôlei, basquete e futsal e ainda quadra de vôlei de areia. Esse suporte permite que os alunos tenham bons desempenhos nas competições esportivas regionais e nacionais.

CENTRO DE TREINAMENTO DE CÃES-GUIA DO ESTADO DE GOIÁS

Programa Cão-Guia teve origem de uma iniciativa do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas - NAPNE do Instituto Federal Catarinense Campus Camburiú. Este programa foi acolhido pela Secretaria de Desenvolvimento Humano da Presidência da República – SDH e pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica - Setec/MEC como uma ação de promoção dos direitos das pessoas com deficiência, expandido para outros 6 Institutos Federais, dentre eles o IF Goiano Campus Urutaí.

 O Programa Cão-Guia do IF Goiano Campus Urutaí tem o objetivo de formar novos Treinadores e Instrutores de cães-guia, bem como treinar e fornecer os animais como ferramenta de inclusão para pessoas cegas ou com baixa visão. O tempo de formação do cão-guia é de aproximadamente 2 anos, uma vez que ele passa pela etapa de socialização e, somente após esse período, é direcionado para o treinamento. 

Com uma área de aproximadamente 11 mil metros quadrados, o Programa Cão-Guia conta com uma estrutura física composta por uma clínica veterinária, administração, auditório com capacidade para 80 pessoas, canil de socialização, canil de treinamento e maternidade. Além disso, ainda possui um centro de convivência com capacidade para 10 leitos destinados aos deficientes visuais durante o processo de formação de dupla usuário/cão-guia. 

O processo de formação de um cão-guia é composto pelas etapas: socialização, treinamento e adaptação.  A socialização é a primeira etapa do processo de formação do cão-guia. O animal, após encerrada a fase de amamentação (aproximadamente 45-60 dias), é colocado sob a responsabilidade de uma família socializadora, voluntários que se disponibilizam para contribuir com o desenvolvimento de um cão-guia filhote durante os 15 meses seguintes. Neste período os animais são levados para todos ambientes sociais possíveis, tais como ambientes de trabalho, academias, shopping centers, restaurantes, ônibus, etc. Essa fase é importante para o desenvolvimento das três principais características de um cão-guia: educação, obediência e foco no trabalho de guiar. Durante essa etapa o socializador é assistido pela equipe do programa, formada por instrutores, treinadores e médicos veterinários. 

Após a etapa de socialização, o cão retorna para o instituto, onde será treinado durante um período de 4 a 6 meses. Concomitante ao treinamento é realizada a seleção dos candidatos a usuário de cão-guia. Esta seleção é feita a partir do Cadastro Nacional de Candidatos a Utilização de Cães-Guia, criado em 2014 pela SDH.

Ao término da seleção, o candidato selecionado é convidado a realizar o curso de formação de dupla, também conhecido como processo de adaptação. Nesta fase, que tem duração média de 01 mês, o deficiente visual fica hospedado no Centro de Convivência por um período de 3 semanas. A quarta semana de adaptação, o instrutor acompanha o cego e o cão-guia em seu local de residência, no processo de adaptação domiciliar. 

Atualmente a equipe do Programa Cão-Guia é formada pelos servidores: 

Leonardo Goulart  - Chefe da Unidade de Formação de Cães-Guia

Saulo Humberto de Avila Filho - Médico Veterinário

Brunno Naves - Zootecnista e treinador 

Flávia Cristina de Oliveira Guerino - Técnica administrativa

registrado em:
Fim do conteúdo da página