Página inicial > Cursos Técnicos > Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio

Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio

Publicado: Quinta, 20 de Agosto de 2015, 23h17 | Última atualização em Terça, 28 de Agosto de 2018, 14h01 | Acessos: 8709

O Curso Técnico em Agropecuária é oferecido de três formas, sendo elas:

• Integrada ao Ensino Médio: oferecida a alunos que cursem o Ensino Médio e o Técnico utilizando a mesma matrícula.
  • Concomitante: oferecida a alunos que cursem o Ensino Médio e o Técnico (na mesma instituição de ensino ou em instituições de ensino distintas) utilizando matrículas distintas para cada curso.
  • Subsequente: oferecida a alunos que já tenham concluído o Ensino Médio.

Descrição: Esse espaço trata das ofertas na forma Integrada ao Ensino Médio. O projeto pedagógico do Curso em Agropecuária do Campus Avançado de Cristalina tem por objetivo principal a formação de cidadãos intelectualmente preparados e cônscios do seu papel na sociedade. Além disso, busca oferecer instrumentação da cidadania democrática contemplando estratégias de aprendizagem que capacitem os indivíduos a realizarem atividades nos domínios da ação humana com competência e habilidades voltadas para o autodesenvolvimento e oferta de soluções no seu contexto de trabalho.

Áreas de atuação: Os profissionais formados no curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio estarão aptos a participarem do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), além de desempenhar funções em propriedades rurais e empresas do ramo agrícola com total responsabilidade.

Perfil do profissional: De forma geral, o profissional concluinte do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio deverá apresentar um perfil profissional que o habilite a planejar, executar, acompanhar e fiscalizar todas as fases dos projetos agropecuários, capaz de administrar propriedades rurais, que elabore, aplique e monitore programas preventivos de sanitização na produção animal, vegetal e agroindustrial; capaz de fiscalizar produtos de origem vegetal, animal e agroindustrial, apto a realizar medição, demarcação e levantamentos topográficos rurais, atuando em programas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa. Além disso, espera-se que o profissional seja capaz de:

• Estimular o desenvolvimento de atitudes críticas reflexivas, espírito de investigação, criatividade e iniciativa.
  • Conduzir a compreensão e o significado das áreas de estudo e das disciplinas, enquanto partícipe do processo histórico da transformação da sociedade e da cultura.
  • Lograr êxito nos processos seletivos do ENEM.
  • Gerenciar os processos agropecuários, determinando medidas para redução dos custos e maximização da qualidade.
  • Auxiliar a pesquisa e desenvolvimento de novos produtos agrícolas, zootécnicos e agroindustriais.
  • Desenvolver tecnologias alternativas no aproveitamento de produtos e subprodutos agropecuários.
  • Gerenciar, comercializar e divulgar produtos agropecuários.
  • Prestar assistência técnica a Projetos Agropecuária.

Turno: Matutino e Vespertino

­

Carga Horária: A carga horária do curso totaliza­-se em 3.583 horas

­