Página inicial > Últimas Notícias Catalão > I Semana de Arte, Cultura, Esporte e Meio Ambiente

I Semana de Arte, Cultura, Esporte e Meio Ambiente

Publicado: Sexta, 03 de Junho de 2022, 15h45 | Última atualização em Quarta, 24 de Agosto de 2022, 16h04 | Acessos: 1028

O IF Goiano - Campus Avançado Catalão antecipa a realização de evento previsto no calendário acadêmico devido ao aumento do número de casos da COVID 19.

Prevista para o primeiro semestre letivo de 2022, a programação original da I Semana de Arte, Cultura, Esporte e Meio Ambiente compreende um conjunto de atividades como gincana dos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, oficinas, minicursos, dia de recepção da comunidade externa, realização da festa junina, entre outras. Essas ações foram planejadas objetivando proporcionar aos estudantes espaços e tempos de aprendizagem para além da sala de aula, o que contribui na ressignificação do processo de formação acadêmica e humana.

Em decorrência do aumento do número de casos da COVID 19, o corpo docente, os servidores administrativos do ensino e a Direção do Campus Avançado Catalão decidiram por antecipar o evento.  De acordo com as recomendações do IF Goiano - especificadas no ofício Circular nº 21/2022 - DGAB-REI/IFGOIANO - a suspensão das aulas presenciais por dez dias, bem como a implantação do ensino remoto devem acontecer a partir de critérios vinculados à quantidade de casos suspeitos ou confirmados na unidade de ensino. Contudo, avaliando os impactos do retorno ao ensino remoto, sobretudo a partir de um diálogo com os estudantes, optou-se pela realização do evento de forma não presencial, o que exigiu com que a programação fosse reorganizada.

Sendo assim, as atividades acontecerão integralmente de forma on-line e os estudantes se inscreverão na página de eventos do IF Goiano (https://eventos.ifgoiano.edu.br/). Haverá o direcionamento de dias para a realização de atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA-Moodle), palestras com temas sobre meio ambiente, educação e saúde mental, defesa dos direitos dos animais, inclusão escolar, panorama atual da pandemia da Covid 19, dentre outros. As oficinas também apresentarão temas diversos que perpassam pela orientação do uso do Sistema de Bibliotecas do IF Goiano, características e aplicações no uso de drones, literatura e gêneros textuais, qualidade e diversidade do uso da água em regiões brasileiras etc. Confira aqui a programação completa.

Vale frisar que a I Semana de Arte, Cultura, Esporte e Meio Ambiente  se dará em dias letivos previstos no calendário acadêmico. Dessa forma, a participação dos estudantes é obrigatória e as listas de frequência serão transferidas ao SUAP Acadêmico posteriormente. Os alunos que não conseguirem participar de alguma atividade da programação em decorrência de quedas de energia, falta de internet ou por outros motivos, deverão comunicar o Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) ou a Assistência Estudantil.

Por fim, não haverá o cancelamento das atividades antes previstas e não contempladas na nova programação, mas sim as suas execuções presenciais em oportunidades futuras.