Página inicial > Últimas Notícias Catalão > Estudantes IF Goiano são finalistas em feira nacional de ciências e engenharia

Estudantes IF Goiano são finalistas em feira nacional de ciências e engenharia

Publicado: Quinta, 06 de Agosto de 2015, 17h48 | Última atualização em Quinta, 06 de Agosto de 2015, 17h48 | Acessos: 1023

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) tem dois trabalhos entre os finalistas da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace-2015), que acontecerá entre os dias 17 e 19 de maço na Universidade de São Paulo (USP). Os classificados são das unidades de Catalão e Ceres. Quatro trabalhos goianos foram classificados às finais.

O projeto intitulado “Identificador de Cédulas de Dinheiro para Deficientes Visuais” é um deles. Desenvolvido pelo professor Eduardo Castilho e pelos estudantes Vítor Fernandes dos Santos, Moisés Silva dos Santos e Patrícia Duarte da Silva, do curso técnico em Informática do Câmpus Avançado Catalão, o objetivo é utilizar a tecnologia em prol da inclusão social.

Eles criaram um dispositivo portátil, de baixo custo, capaz de fazer a identificação de cédulas de dinheiro e informar o usuário com deficiência visual por meio de comando de voz. De acordo com o professor-orientador do projeto, os resultados obtidos com os testes realizados demonstraram a viabilidade e a eficiência do dispositivo.

Esse é o primeiro projeto de pesquisa desenvolvido por estudantes do Campus Catalão, a unidade possui pouco mais de um ano de funcionamento e já está se destacando na área da pesquisa. Prova disso é que esse mesmo projeto que será apresentado na Febrace já foi premiado em uma feira de ciências realizada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), foi 2º lugar na XIX Ciência Viva da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), onde também o professor orientador conquistou o Prêmio de Professor Destaque, e ainda obteve o 2º lugar no Workshop de Inovação da Universidade do Triângulo em Uberlândia (Unitri), com premiação em dinheiro, e foi o 1º colocado em votação popular nesse mesmo evento.

O diretor-geral Gilson Dourado do Câmpus Urutaí, unidade que coordena o Câmpus Avançado Catalão, enfatizou que essa vivência com a pesquisa e a participação em eventos como esse já no ensino médio, estimula os alunos a buscarem mais conhecimento e a continuarem seus estudos, buscando um curso superior nas suas área de interesse e até mesmo mestrado e doutorado posteriormente.

Além do projeto de Catalão, o Câmpus Ceres do IF Goiano terá representantes na Febrace, com o trabalho “Conversa filosófica: qual o sentido da vida?”, desenvolvido pela professora Flávia Bastos da Cunha e pelas estudantes Rochelly Sousa Lacerda, Taynara Alves De Moraes, Marcelina Antonia Da Silva Louzada.

Febrace - A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza na Universidade de São Paulo uma grande mostra de projetos. Desde 2003, a FEBRACE tem descoberto novos talentos e gerado oportunidades. Sua história é composta por alunos, professores, pais e escolas que juntos mostram à sociedade brasileira que aprendem a aprender, que podem querer e que podem fazer.

Coordenação-Geral de Comunicação Social e Eventos