Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Hidrolândia > Projeto "Educação ambiental: Produção de mudas de espécies florestais"
Início do conteúdo da página

Projeto "Educação ambiental: Produção de mudas de espécies florestais"

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Segunda, 13 de Abril de 2020, 11h14 | Última atualização em Quarta, 22 de Abril de 2020, 17h37 | Acessos: 883

O projeto, coordenado e orientado pelo zootecnista Sandro de Castro Santos e pela docente Lílian Rosana Rabelo, respectivamente, teve como objetivo produzir mudas de espécies florestais para doação e por meio de eventos de educação ambiental, promover a reflexão sobre as práticas sociais, que de certo modo tem causado a degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema.

imagem sem descrição.

Essa ação extensionista visa conscientizar a comunidade da região metropolitana de Goiânia, incluindo Hidrolândia, sobre a importância da recuperação de áreas degradadas, matas ciliares e nascentes para a sustentabilidade do meio onde vivemos. Além disso, a contribuição que um ambiente mais arborizado proporciona para a redução das altas temperaturas, ocasionadas pelo desmatamento e queimadas, também colaborando no aumento da umidade relativa do ar. Esse projeto foi realizado em parceria com a Clínica Radiológica São Marcelo, localizada em Goiânia, que forneceu subsídios para a construção de uma estufa e materiais para a produção das mudas. Também, teve a colaboração da docente Karla de Castro Pereira e o apoio financeiro do IF Goiano por meio de bolsas de extensão. As alunas Thawane Deusmayra e Geovana Cristina se destacaram durante o desenvolvimento do projeto devido ao compromisso e à dedicação.

Foram produzidas e doadas mudas de espécies nativas do Cerrado como, ipês amarelo, rosa e roxo, jacarandá mimoso, jatobá e baru, e exóticas como teca e sete-copas. As doações ocorreram em eventos como Semana do Meio Ambiente e Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no IF Goiano Campus Avançado Hidrolândia, I Festa da Jabuticaba em Nova Fátima, Aula Inaugural do Curso de Agronomia em Hidrolândia e durante um evento promovido pela Clínica Radiológica São Marcelo, em Goiânia. Neste último, foram doadas mais de 200 mudas para a população. Durante a entrega das mudas, as pessoas também recebiam um folder sobre a espécie recebida, e foram conscientizadas da finalidade de cada espécie, pois, algumas possuem grande porte sendo recomendado para revegetação de grandes áreas como, por exemplo, o jatobá e o baru, e outras espécies de menor porte como, o jacarandá mimoso, os ipês, roxo, rosa e amarelo foram sugeridos para reflorestamento de áreas degradadas como também para o paisagismo urbano e rural.

Projetos dessa natureza além de fornecer mudas de qualidade, que servem para as diversas finalidades, tais como incentivo a revegetação de áreas desmatadas, arborização urbana, rural e paisagismo, é de grande oportunidade para trabalhar a Educação Ambiental, tanto dos alunos envolvidos na produção e distribuição das mudas quanto das pessoas que recebem as mudas.

 

Fim do conteúdo da página