Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Hidrolândia > Percepções e Repercussões de docentes e discentes sobre as atividades da 2ª Semana do Projeto #FiqueEmCasa
Início do conteúdo da página

Percepções e Repercussões de docentes e discentes sobre as atividades da 2ª Semana do Projeto #FiqueEmCasa

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 14 de Abril de 2020, 22h23 | Última atualização em Quarta, 22 de Abril de 2020, 13h37 | Acessos: 385

Em continuidade às ações do Projeto #FiqueEmCasa, a equipe docente do IF Goiano Campus Avançado Hidrolândia realizou, entre os dias 06 e 10 de abril, as atividades referentes à 2ª semana dessa iniciativa conjunta. Novamente, as atividades evidenciaram a importância de os docentes do campus manterem essa interação com os estudantes do campus neste momento tão difícil de isolamento social.

Roda de conversa com o psicólogo Dimilson Vasconcelos sobre o tema: "Como lidar com a ansiedade"
Roda de conversa com o psicólogo Dimilson Vasconcelos sobre o tema: "Como lidar com a ansiedade"

A segunda semana do projeto envolveu vários docentes que, voluntariamente, coordenaram suas atividades ou participaram como colaboradores de ações dirigidas por outro(s) colega(s). Por meio de web conferências, as atividades propostas pelos docentes foram, mais uma vez, bastante diversificadas. Aconteceram oficina de criação de jogos multiplayer em casa, discussões interdisciplinares com base em obras literárias e narrativa fílmica, aula e debate sobre acontecimentos históricos marcantes da história estadunidense no oitocentos, oficina voltada para a gestão de resíduos domésticos, momento destinado ao desenvolvimento de técnicas de concentração baseada no mindfullness, além de conversas, mediadas por professores, com três profissionais de psicologia, os quais abordaram temas como a questão da ansiedade e a importância de saber dizer e de respeitar o “não” .

O professor André Cunha convidou os psicólogos Dimilson Vasconcelos e Bráulio Silva para conversarem com os alunos sobre “como aprender a lidar com a ansiedade”, sobretudo em meio a esse período de isolamento social. Segundo o coordenador dessa ação, “foi muito proveitoso o diálogo dos alunos com os psicólogos. Os alunos puderam tirar dúvidas e trazer questões para a roda de conversa como a depressão; como lidar com a questão hormonal; como controlar a ansiedade, entre outros. Na avaliação dos alunos, a tarde foi muito proveitosa e de grande aprendizado”. O professor André Cunha ainda ressaltou que “os alunos gostaram tanto que pediram outra oportunidade de conversar com um dos psicólogos”. O coordenador da ação assegurou que “teremos um novo encontro na próxima quarta-feira, às 15 horas, pois um dos psicólogos aceitou o convite”.

O professor Berto Marinho, também, teve a iniciativa de convidar uma profissional de psicologia para uma conversa com os alunos sobre um tema escolhido por eles por meio de uma pesquisa prévia. Na oportunidade, a psicóloga Eliza Aparecida Gonçalves Lima conversou com os estudantes sobre a importância de como aprender a dizer e a respeitar o “não”.

O Prof. Paulo Melo, por sua vez, coordenou uma atividade voltada para a confecção de jogos multiplayer em casa a partir do uso de materiais de baixo custo como caixa de papelão, folhas de papel, cola branca e canetinhas. A ação, que teve tanto um caráter pedagógico como de descontração, também contou com a colaboração dos professores Amivaldo Santos, Geovane Campos e José Ricardo Ribeiro. Segundo o professor Paulo Melo “este projeto vem proporcionar não só momentos de diversão, mas também de aprendizado, pois o ensino pode ser compreendido em três dimensões: a intelectual, a qual é promovida pelos conteúdos das disciplinas, a corporal, que é desenvolvida principalmente pela disciplina de Educação Física, e a tecnológica, que é promovida por todas as atividades práticas ao longo da formação dos alunos. Nesta perspectiva, esse projeto tem em sua essência a ideia de que os alunos possam aprender brincando, uma vez que a dimensão tecnológica do ensino está diretamente envolvida nesse processo”.

A professora Gabriela Nogueira, que realizou uma oficina de gestão de resíduos domésticos, enfatizou a importância de que, nesse momento de isolamento social, em que as famílias estão reclusas em casa, todos possam se conscientizar sobre práticas sustentáveis que podem ser desenvolvidas no ambiente doméstico. Segundo a coordenadora da atividade, que também contou com a colaboração da professora Lilian Rosana, “o projeto envolveu alunos do Ensino Médio do Curso Técnico em Agropecuária e Técnico em Manutenção e Suporte em Informática e consistiu em discussões a respeito das práticas sustentáveis que podem ser desenvolvidas em casa, pelo estudante e também por toda a família. A duração das atividades foi de uma semana. Nesse período, o aluno que estava participando do projeto teve a oportunidade de colocar em prática as ações apresentadas e tirar suas dúvidas comigo e com a professora Dra. Lilian Rosana Silva Rabelo”.

O professor Tadeu Cavalcante, que propôs um momento voltado para o aprimoramento de técnicas de concentração, ressaltou que o objetivo dessa atividade “foi aliviar a ansiedade dos alunos por meio do mindfullness”. Os professores Berto Marinho e Sidney Silva, também, participaram e colaboraram com essa importante ação junto aos alunos.

Os estudantes do campus, mais uma vez, manifestaram-se positivamente em relação a essas atividades que vêm acontecendo por meio do projeto #FiqueEmCasa. A aluna Maísa Campos, da turma do 3º ano do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Integrado ao Ensino Médio, ressaltou que “com tanto tempo sobrando a mente fica a mil, e, graças ao projeto, podemos distrair um pouco, e ocupar a mente com algo produtivo, com conversas e trabalhos realmente incríveis”.

A aluna Camilly Vitória, da turma do 3º ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, enalteceu a realização dessas atividades pelos docentes: “[...] sobre as atividades da segunda semana eu só tenho a agradecer, pois além de adquirir aprendizado, também pude me distrair dos pensamentos ruins do vírus. Parabéns a todos os professores e ao IF por organizar esse projeto, é uma atitude muito nobre da parte de vocês, pois mesmo com a pandemia, vocês ainda se dispuseram a nos ensinar e ajudar”.

A partir do dia 13 de abril serão iniciadas as atividades da terceira semana do Projeto #FiqueEmCasa com novas propostas feitas, voluntariamente, pelos docentes do campus. É importante realçar que essa ação conjunta visa ajudar os alunos a acatarem as orientações e determinações do Governo Estadual e da Secretaria Estadual da Saúde para permanecerem em casa durante esse período de pandemia.

Núcleo de Comunicação Social e Eventos – Campus Avançado Hidrolândia

Fim do conteúdo da página