Página inicial > Últimas Notícias Hidrolândia > IF Goiano desenvolve ações em prol da saúde mental de servidores

IF Goiano desenvolve ações em prol da saúde mental de servidores

Publicado: Quarta, 10 de Junho de 2020, 00h11 | Última atualização em Quarta, 17 de Junho de 2020, 00h54 | Acessos: 370

Atendimento psicológico individual ou em grupo e conteúdo específico para redes sociais estão entre as atividades propostas.

Considerado pelas autoridades de saúde como a principal medida no enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus, o isolamento social impôs mudanças radicais no estilo de vida de todos. Somados à impossibilidade do contato físico, questões como o medo de ser contaminado e incertezas em relação ao futuro passaram a afetar também a saúde mental das pessoas. Neste contexto, o Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor do Instituto Federal Goiano tem desenvolvido uma série de ações no sentido garantir a manutenção do bem-estar da Instituição, mesmo que remotamente. Atendimento psicológico e conteúdo específico para redes sociais estão entre as atividades propostas.

Realizado de forma individual ou em grupo, o atendimento psicológico acontece de forma on-line com o objetivo de proporcionar a escuta e acolhimento das pessoas atendidas. De acordo com a odontóloga do Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor, Cérida Oliveira, esta ação gera o alívio no servidor que participa da atividade, mas não funciona como tratamento. A equipe envolve o trabalho voluntário de cinco psicólogos dos campi Ceres, Iporá, Rio Verde e Urutaí, além de uma profissional do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) do IF Goiano. “Vale ressaltar que esses servidores continuam a atender a demanda do seus campi de origem”, explica Cérida.

Até o momento foram realizados 10 atendimentos individuais e 10 coletivos, sendo que este último inclui um dois grupos de estudantes do Campus Trindade, que envolve aproximadamente 334 pessoas. Para agendar o atendimento, o servidor deve enviar um e-mail para: nass@ifgoiano.edu.br .

Além disso, o tema “Saúde Mental durante a Pandemia” foi discutido pela psicóloga, Bruna Fortunato, e psiquiatra, Anderson Weber, ambos do Campus Ceres, em uma live realizada no perfil oficial da unidade no instagram. O momento teve ampla participação de toda comunidade acadêmica. Também nas redes sociais foram disponibilizados conteúdos referentes à alimentação saudável e dicas de organização para o trabalho remoto propostos pelo Núcleo.

Atualmente o setor está realizando levantamento mais específico acerca da saúde mental do servidor, por meio de um questionário on-line que visa entender como o servidor está se sentindo, pensando e agindo diante dos desafios impostos pela pandemia. “Assim, teremos condições de propor as diretrizes do cuidado em saúde mental no IFGoiano durante e após a pandemia”, afirma.

Diretoria de Comunicação Social