Página inicial > Últimas Notícias Hidrolândia > Discentes concluem cursos FIC de Agente de Desenvolvimento Cooperativista e Operador de Computador

Publicado: Terça, 15 de Setembro de 2020, 20h12 | Última atualização em Segunda, 05 de Outubro de 2020, 14h30 | Acessos: 581

Entre os dias 30 de maio e 22 de agosto de 2020, o IF Goiano – Campus Avançado Hidrolândia ofertou dois Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), na modalidade EaD, no âmbito do Programa Novos Caminhos, do Ministério da Educação.

Um total de 45 alunos concluíram o Curso FIC Agente de Desenvolvimento Cooperativista que teve como objetivo capacitar o estudante para atuar no apoio e desenvolvimento de ações dos projetos com cooperativas, sobretudo no tocante à constituição de cooperativas em comunidades locais para, assim, alcançarem melhores resultados. A equipe que conduziu o curso foi composta pelo coordenador de curso Dr. Bruno de Andrade Martins, pelos professores MSc. Leandro Clementino Braga e MSc. Eloiza Romeiro Cunha, além da tutora Letícia Ferreira Vieira.

Já no curso FIC Operador de Computador, 32 alunos concluíram. O curso teve como objetivo preparar um profissional adequado à realidade do desenvolvimento tecnológico e atuante em um mercado de trabalho globalizado, com capacidade de adaptar-se às frequentes mudanças sociais e tecnológicas. A equipe foi composta pelo coordenador de curso MSc. Geovane Reges de Jesus Campos e pelos professores Esp. Deyse Cristiane dos Reis e João Gabriel Moreira, além da tutora Deborah Smith Barreto Melo.

Os cursos tiveram como apoio administrativo, os servidores Wemerson Lauriano dos Santos e Sandro de Castro Santos, que colaboraram na execução e apoio à gestão acadêmica e administrativa do curso.

Como coordenadora adjunta e responsável pelo Núcleo de Extensão, a servidora Karla de Castro relatou que “Os cursos de Formação Inicial e Continuada são importantes para a qualificação profissional daqueles que se interessam em aperfeiçoar seus conhecimentos e se prepararem para o mercado de trabalho. O Programa Novos Caminhos oportunizou à comunidade essa qualificação durante um período atípico em que estamos vivendo. O IF Goiano Campus Avançado Hidrolândia ofertou a comunidade dois cursos com qualidade, na modalidade à distância, que foram conduzidos com muita competência e eficiência pela equipe”.

O professor Dr. Bruno, coordenador do curso Agente de Desenvolvimento Cooperativista,  destaca que “O Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Agente de Desenvolvimento Cooperativista na modalidade a distância foi proposto, haja vista que a organização dos agricultores deve ser um processo criativo, crítico e processual, e os problemas podem representar grandes aprendizagens ou grandes derrotas, dependendo da forma como são encarados e conduzidos.” O professor destaca ainda que “ um grande diferencial foi a proposta didático-metodológica centrada na participação de agricultores, valorizando-se suas experiências e expectativas para o mundo do trabalho. Foram considerados aptos à qualificação, 45 estudantes, que receberam o Certificado de Qualificação Profissional em Agente de Desenvolvimento Cooperativista, do Eixo Tecnológico de Gestão e Negócios, com Carga Horária de 165 horas. Esses Agentes são importantes, pois podem atuar como incentivadores do processo para o desenvolvimento rural, e atuar no apoio e desenvolvimento de ações dos projetos de cooperativas, na constituição de cooperativas em comunidades locais, buscando sempre os melhores resultados.”

A respeito de sua participação no curso de Agente de Desenvolvimento Cooperativista, a aluna Rejane Alves, que é administradora de Agronegócios, destacou: “tive a oportunidade de participar do curso Agente de Desenvolvimento Cooperativista do IF Goiano 2020/1 Campus Avançado Hidrolândia. Éramos uma turma eclética; compreendendo jovens iniciantes e profissionais; o que contribuiu para uma dinâmica de pensamentos e percepções muito interessante. Aos jovens iniciantes, um despertar estruturado para o conhecimento, e aos profissionais, a simplicidade e detalhes importantes que complementam harmonicamente a complexa arte de gerir, especialmente em um ambiente cooperativo de múltiplos perfis com ampla riqueza cultural. A ênfase dada ao ato de saber ouvir para se compreender o ambiente, captar ideias e estruturá-las, é fator determinante para o sucesso do projeto proposto. Foi uma experiência muito produtiva.”

Já o aluno Natan Daniel Valentim, que concluiu o Curso Operador de Computador, ressaltou que “aos 13 anos de idade, tive que trancar o curso técnico de informática por razões financeiras. Passados muitos anos, o desejo de voltar a estudar tecnologia se foi embora da minha mente. Porém, ao ter ciência que o IF Goiano estava ofertando diversos cursos gratuitos, não hesitei em inscrever-me para a capacitação em Operador de Computador. Através do empenho dos tutores e equipe pedagógica, conclui que certamente esta foi a melhor decisão.”

Os relatos desses alunos destacam a importância de ambos os cursos para uma excelente qualificação profissional, facilitando a inserção ou permanência no mercado de trabalho. A cerimônia simbólica de encerramento foi realizada na tarde desta terça-feira, 15 de setembro e contou com a presença do coordenador-geral de Fomento aos Sistemas de Ensino da Educação Profissional e Tecnológica da Setec, Gilson Ricardo Daniel, do reitor do IF Goiano, Elias Monteiro, da pró-reitora de Extensão, Geísa D’Ávila, do coordenador dos cursos FIC EAD do IF Goiano, Eduardo Viana e dos diretores gerais dos campi ofertantes dos cursos.

Núcleo de Comunicação Social e Eventos do campus Avançado Hidrolândia