Página inicial > Últimas Notícias Hidrolândia > IF Goiano lança livro sobre Formação de Professores

IF Goiano lança livro sobre Formação de Professores

Publicado: Quinta, 08 de Abril de 2021, 18h35 | Última atualização em Sexta, 16 de Abril de 2021, 14h17 | Acessos: 328

Publicação contém 14 capítulos e será lançada oficialmente durante o IV Elped.

O Instituto Federal Goiano lança o livro "Formação de Professores - subsídios para a prática docente", Vol. 1 pela Editora Fi. O livro é composto de 14 capítulos que registram o posicionamento crítico-reflexivo dos professores do Instituto Federal Goiano, que compreendem o espaço escolar como ambiente propício à democratização de conhecimentos e à criação de oportunidades. Os capítulos reúnem subsídios e estratégias que destacam as especificidades da docência,  principalmente no que se refere ao ato de ensinar, tanto como um direito quanto um dever.

A coletânea também trata de estratégias de leitura, escrita e reescrita de textos em sala de aula; o espaço das/nas ciências humanas; os aspectos da história regional e local; a integração curricular; a integração de conceitos matemáticos; o ensino de ciências nas atividades artísticas; o corpo humano no ensino da biologia; as tecnologias na educação; o estágio como espaço de aprendizagem; a identidade profissional; os quilombolas nos livros didáticos e o processo de inclusão escolar.

De acordo com Iraci Silva, uma das organizadoras da obra, "A proposta lançada aos autores era produzir um capítulo que envolvesse a teoria e pràtica, ressaltando a prática (fundamentada) para que os professores/leitores pudessem repensar/planejar sua prática", explica. Para ela, o livro pode servir como subsídio para a prática docente. "Nesta ação da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, nosso objetivo é que os professores, ao ler o livro, poderiam repensar a sua prática pedagógica e  encontrar formas de melhorar. O livro traz em si o sentimento de companheirismo, pretendendo contribuir para a reflexão e ação no contexto escolar. Na perspectiva dos que entendem, como Freinet, que um professor terá sempre o que contribuir no processo formativo de outro professor", completa.

A produção do livro faz parte das estratégias de fortalecimento da proposta de APCN Formação de Professores e Práticas Educativas, que vem sendo elaborada desde 2019. Há várias outras estratégias que vem sendo desenvolvidas: A oferta da lato sensu Formação de Professores e Práticas Educativas, o Seminário Internacional de Formação de Professores, o incentivo de produção na aérea de educação ou ensino e outras.

O lançamento oficial da obra ocorrerá durante a realização do IV Elped, entre os dias 9 e 11 de junho. O evento terá o tema "Formação de professores e didática em tempos de pandemia" e debaterá questões acerca de políticas educacionais para a formação de professores e do trabalho docente, com vistas a contribuir para a melhoria e inovação de procedimentos didático/metodológicos no processo de ensino-aprendizagem na educação básica e superior, especialmente da rede pública.

Clique aqui e faça o download gratuito da obra

Diretoria de Comunicação Social