Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Hidrolândia > IF Goiano envia docente e estudantes em missão pedagógica à Colômbia
Início do conteúdo da página

IF Goiano envia docente e estudantes em missão pedagógica à Colômbia

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quarta, 22 de Outubro de 2025, 03h49 | Última atualização em Quinta, 13 de Novembro de 2025, 04h36 | Acessos: 658

Delegação do Campus Hidrolândia ministra curso de Português como Língua Estrangeira na Universidad Simón Bolívar e participa de atividades de intercâmbio cultural.

Uma equipe do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) – Campus Hidrolândia embarcou no último dia 10 de outubro para a Colômbia com o objetivo de desenvolver ações pedagógicas e culturais voltadas à internacionalização do ensino. Compõem a delegação o professor Sidney de Souza Silva, da área de Línguas, e os estudantes Raul Augusto de Oliveira (3º ano do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas) e Ana Eliza dos Santos Silva (2º ano do curso Técnico em Agropecuária).

A missão ocorre na cidade de Cúcuta, no Norte de Santander, e tem como foco o desenvolvimento de um curso presencial de Português como Língua Estrangeira voltado a estudantes da Universidad Simón Bolívar (Unisimón). O projeto é uma extensão das edições on-line dos cursos de Português já ofertados pelo IF Goiano em parceria com a Corporación Universitaria UNITEC (Colômbia). Nesta nova etapa, as aulas priorizam o desenvolvimento da habilidade de conversação, permitindo que os estudantes colombianos pratiquem o idioma com falantes nativos e vivenciem aspectos culturais brasileiros. 

Durante a estadia, a equipe brasileira também participa da Semana de Interculturalidade (Cátedra de Interculturalidad) promovida pela Unisimón que reúne professores e estudantes de diversos países, e realiza visitas técnicas a instituições de ensino da região, fortalecendo parcerias e ampliando a cooperação internacional do IF Goiano.

 

Experiência internacional e intercâmbio cultural

As atividades são coordenadas pelo professor Sidney de Souza Silva, que destaca a relevância acadêmica e pessoal da missão. Segundo ele, a oportunidade amplia o alcance do projeto e fortalece as relações institucionais. “Está sendo uma experiência espetacular poder estar aqui na Colômbia e conhecer presencialmente os alunos que antes eu atendia à distância. É um intercâmbio linguístico e cultural muito rico. Os estudantes valorizam muito o ensino da língua portuguesa e demonstram grande interesse pela cultura brasileira”, compartilhou o professor.

Para os estudantes, a viagem representa uma vivência transformadora. Ana Eliza dos Santos Silva, aluna do curso Técnico em Agropecuária, conta que participar do projeto é uma oportunidade única de crescimento pessoal e acadêmico. “Está sendo um choque cultural muito positivo. A experiência é muito gratificante e enriquecedora. Agradeço à Reitoria, à professora Lídia (coordenadora de Assuntos Internacionais do IF Goiano) e ao professor Sidney pela oportunidade. Espero que mais alunos possam vivenciar experiências como essa”, afirma.

O estudante Raul Augusto de Oliveira, do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, também destaca o impacto da missão em seu aprendizado. “O contato diário com a língua espanhola faz muita diferença. Aprendemos gírias, sotaques e expressões regionais com pessoas de vários países, e isso amplia muito a nossa compreensão cultural. Além de aprimorar o idioma, fiz amizades que vou levar para a vida”, conta Raul.

 

Professor Sidney (à frente) com os alunos do IF Goiano (assistentes de conversação) e os alunos colombianos do Curso de Português. 

 

Formação e cooperação internacional

O projeto, intitulado “Curso de Português como Língua Estrangeira e Oficinas de Conversação”, tem como objetivo principal aproximar discentes brasileiros e colombianos por meio do ensino de idiomas e promover a compreensão intercultural. A ação está prevista no plano de internacionalização do IF Goiano e conta com o apoio da Assessoria Internacional, da Diretoria de Ensino do Campus Hidrolândia e da Reitoria

De acordo com o documento do projeto, o trabalho tem como objetivos: oportunizar aos estudantes estrangeiros uma aprendizagem concreta da língua portuguesa, despertar o interesse pelo português falado no Brasil e propiciar a prática comunicativa por meio de oficinas interativas. As aulas e oficinas são ministradas ao longo de cinco dias, com carga horária de 30 horas, e abrangem temas do cotidiano, fonética, expressões idiomáticas e aspectos culturais. O cronograma detalhado do curso inclui atividades como fonética do português, oficinas temáticas sobre rotina e culinária brasileira, estudo de tempos verbais e módulos sobre o uso do português no comércio e relações exteriores.

Durante a missão, os representantes do IF Goiano também dialogaram com dirigentes do Instituto Superior de Educação Rural, na Colômbia, para futuras parcerias acadêmicas. Segundo o professor Sidney, “a reunião foi proveitosa e o acordo deve ser assinado nos próximos dias, o que representa mais um avanço na internacionalização do IF Goiano”.

 

Diretoria de Comunicação Social 

Fim do conteúdo da página