Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Conheça o jornal "Desbaratando a Biologia"

Conheça o jornal "Desbaratando a Biologia"

Publicado: Segunda, 10 de Dezembro de 2018, 18h12 | Última atualização em Quinta, 13 de Dezembro de 2018, 12h16 | Acessos: 1572

Professores de Ciências Biológicas criam o jornal de divulgação científica "Desabaratando a Biologia". A primeira edição acaba de ser lançada. A ideia é de que a cada quatro meses, um novo exemplar esteja circulando.

Em entrevista à Universidade Federal do ABC (https://youtu.be/yIbZ-aPxix4), a neurocientista Suzana Herculano-Houzel (http://www.suzanaherculanohouzel.com/) afirma que “A ciência só faz sentido quando o conhecimento gerado é transferido de volta para as pessoas e essas podem usar esse conhecimento para ter uma vida melhor.” E ela continua: “a razão de ser da ciência e da divulgação cientifica é gerar conhecimento e esse conhecimento não tem o menor sentido se não integrar ao cotidiano das pessoas”.

Mas o que é Divulgação Científica?

O Professor Wilson Costa Bueno afirma, em um livro publicado em 2009 (Jornalismo cientifico: revisitando o conceito), que divulgação científica é a “utilização de recursos, técnicas, processos e produtos (veículos ou canais) para a veiculação de informações científicas, tecnológicas ou associadas a inovações ao público leigo”.

Unindo ambos os conceitos, chegamos à conclusão de que a divulgação científica é um instrumento para fazer com que o conhecimento gerado pelos cientistas chegue à sociedade que é quem, através do pagamento de impostos, sustenta a pesquisa científica no Brasil. Ainda, a divulgação científica tem o poder de despertar o interesse das pessoas pela Ciência, atraindo os jovens estudantes de ensino fundamental e médio para essa área tão importante para o desenvolvimento nacional.

Mas, afinal, como fazer divulgação científica?

O Professor Wilson Costa Bueno, no livro acima citado, diz que a divulgação científica pode ser feita utilizando os meios tradicionais de comunicação, como rádio, TV e jornais, além de seminários promovidos por pesquisadores, livros e até mesmo com a utilização de músicas ou peças teatrais. Hoje contamos com ferramentas ainda mais poderosas, graças à chegada da Internet. Podemos fazer divulgação científica através de jornais on line, páginas e grupos em redes sociais, podcasts... As possibilidades são inúmeras.

E onde entra o IF Goiano – Campus Rio Verde?

Em uma iniciativa dos professores da área de Ciências Biológicas, foi criado o jornal de divulgação científica “Desbaratando a Biologia”. O primeiro número acaba de ser lançado, a intenção é de que uma nova edição seja lançada a cada 4 meses. O jornal conta com a contribuição de diversos professores, além de ser totalmente editado pela aluna Leticia Caroline Lopes Carvalho, do curso Técnico em Biotecnologia do Campus Rio Verde, com bolsa concedida pela Diretoria de Extensão dentro do Edital nº 05 de 23 de maio de 2018.

O nome “Desbaratando a Biologia” foi concebido pelo Prof. Fábio Dyszy, coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. A mascote do jornal foi totalmente desenhada e digitalizada pelo aluno Víctor Alves de Freitas, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. E é justamente através destas interações e contribuições que se espera que ocorra o crescimento do jornal. O Prof. Jânio Cordeiro Moreira, idealizador do projeto, afirma que “com o passar do tempo, a ideia é que os alunos tomem a frente na construção dos textos, na edição dos números, nas ilustrações, o que pode fortalecer seu currículo, além de contribuir com a sua formação no ensino superior”. O Professor Jânio lembra ainda que esse segmento vem chamando a atenção nos últimos anos, a ponto de o CNPq lançar editais de financiamento exclusivamente destinados à divulgação científica, além de possuir uma área específica dentro da Plataforma Lattes.

Colaboração: Professores Fábio Dyszy e Jânio Cordeiro Moreira

Acesse o primeiro número clicando AQUI.

Setor de Comunicação Social e Eventos