Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Realizada terceira etapa do processo de criação da Política de Comunicação

Realizada terceira etapa do processo de criação da Política de Comunicação

Publicado: Quinta, 21 de Mai de 2020, 16h21 | Última atualização em Quinta, 21 de Mai de 2020, 16h57 | Acessos: 189

O relacionamento com a imprensa e a divulgação de ações e projetos institucionais nas mídias sociais foram assuntos debatidos nos quatro encontros temáticos que envolveram dirigentes, comunicadores e convidados. Novos textos estão disponíveis para consulta pública até 12 de junho.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) colocou sob consulta pública novos textos da sua Política de Comunicação. Além disso, realizou a terceira etapa desse projeto. As discussões envolveram os seguintes assuntos: a comunicação das mídias sociais do IF Goiano; a divulgação da Pesquisa e da Inovação no Instituto; a divulgação da Extensão e o relacionamento com a imprensa. Para cada um deles houve a participação de profissionais de comunicação, lideranças parceiras, estudantes, gestores e servidores da reitoria e de diversos campi.

Esta etapa envolveu cerca de quarenta pessoas, que tiveram a oportunidade de opinar sobre formas de melhorar a comunicação do IF Goiano com seus diversos públicos. Após as reuniões, a comissão, juntamente com o assessor, vão formatar minutas de textos que irão à consulta pública. Assim, toda a comunidade poderá dar suas contribuições.

No momento, quatro textos estão abertos à consulta, todos referentes à etapa dois, realizada em abril deste ano: comunicação interna e canais de relacionamento; comunicação externa e canais de relacionamento; gestão da comunicação do IF Goiano e comunicação e gestão de crises. As sugestões de mudança podem ser enviadas até o dia 12 de junho, para o e-mail politicadecomunicacao@ifgoiano.edu.br.

“Comunicação quer dizer comunhão. Não se trata de somente divulgar informações, mas ouvir o que as pessoas têm a dizer”, lembra o jornalista Wilson Bueno, professor da Universidade de São Paulo (USP) que acompanha os trabalhos do IF Goiano. A expectativa com a construção da política, portanto, é melhorar o diálogo entre os vários agentes que formam a Instituição.

A construção da Política de Comunicação teve início em março deste ano. Ao todo serão realizadas seis etapas até o lançamento. Todas as reuniões estão sendo realizadas virtualmente, por medidas de segurança, devido à pandemia do novo coronavírus. Após finalizar os textos que compõem a Política, haverá um período de implantação, que consiste na construção e divulgação das ações, estratégias e produtos derivados, como manuais e guias.

Ao concluir sua Política de Comunicação, o IF Goiano estará entre os pioneiros na Rede Federal em ter tais diretrizes constituídas, explicitadas e construídas coletivamente. Até hoje, somente 13 das 38 autarquias que a compõem, mais o  Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) dispõem de políticas de comunicação. Esse instrumento é considerado pela literatura acadêmica essencial para melhorar a gestão da comunicação das organizações.

Acesse a página da Política de Comunicação e participe

Diretoria de Comunicação Social