Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > IF Goiano participa da Semana Nacional da EPT
Início do conteúdo da página
EVENTO

IF Goiano participa da Semana Nacional da EPT

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quinta, 19 de Outubro de 2023, 00h29 | Última atualização em Segunda, 23 de Outubro de 2023, 10h04 | Acessos: 229

Instituição apresenta projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos em vários municípios de Goiás. O Campus Rio Verde está sendo representado por professores e alunos da unidade.  

Com mais de 20 projetos e sete unidades envolvidas, o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) participa, entre os dias 16 e 21 de outubro, da 3ª edição da Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, em Brasília (DF). O evento é organizado pelo Ministério da Educação (MEC) e ocorre junto à já consolidada Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Com o tema Futuro Conectado: educação profissional para reconstruir o Brasil, a Semana é um projeto ousado do MEC, que tem o objetivo de mostrar o impacto da educação profissional e de suas instituições na vida de milhares de brasileiros. Mais de 50 instituições estão envolvidas na programação: além dos IFs, há a presença das redes estaduais de EPT, das escolas técnicas vinculadas às universidades e, ainda, do Sistema S.

O IF Goiano se apresenta em dois espaços do evento: o estande próprio, que congrega diversos projetos, e o Espaço de Inovação da Rede Federal, este compartilhado com outras instituições e voltado a projetos ligados a editais específicos. Ao longo da semana, estudantes e servidores das unidades de Ceres, Cristalina, Iporá, Rio Verde e Urutaí, além dos campi avançados Hidrolândia e Ipameri, apresentam projetos de áreas distintas, trazendo para a comunidade um pouco do que o IF Goiano pesquisa e realiza.

Um destes projetos é o Safert, um sistema autônomo de fertirrigação, desenvolvido no Campus Rio Verde. O projeto baseia-se em automação no campo, visando economia para o produtor. De acordo com o acadêmico de pós-doutorado, Vitor Marques Vidal, o sistema evita, não só prejuízo pelo mal desenvolvimento das plantas, como também gastos desnecessários. “O sistema vai analisar as condições do solo onde a planta está sendo cultivada. Ele vai analisar, verificar e aferir se há a necessidade de fazer a irrigação ou a fertilização. Então a gente vai automatizar todo o processo. A ideia é que a planta sempre esteja em condições adequadas com relação a água disponível no solo e nutrientes disponíveis”, explica Vidal.

Para o pesquisador, a apresentação do projeto no evento é uma forma de mostrar uma tecnologia desenvolvida dentro da Rede Federal, e voltada para sustentabilidade ambiental, social e econômica, além de ser pensada em transferência para uso dos produtores locais.

Também representando o Campus Rio Verde estão os estudantes Bruno Dário e Dannielly Valverde, que, junto a outros acadêmicos, apresentam uma série de projetos trazidos pela unidade, todos voltados a automação na produção agropecuária. Valverde apresentou o Sistema de informações agrometeorológicas para o Sudoeste Goiano, desenvolvido em parceria com o Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagre). Por meio do sistema, que já está ativo, os produtores possuem informações precisas sobre as condições meteorológicas em diversos pontos da região, numa precisão alcançável graças aos equipamentos de monitoramento espalhados em pontos estratégicos de Rio Verde e arredores.

 


Bruno Dário e Dannielly Valverde, estudantes do curso de Agronomia no Campus Rio Verde

 

Bruno Dário explica que a seleção dos projetos foi pautado, principalmente, por seu impacto tecnológico. “A gente trouxe os projetos que têm mais potencialidades e que também são mais atrativos. Então, por exemplo, temos [o projeto da] Agricultura Vertical, em que eu consigo produzir essas plantas isolando fatores ambientais, por exemplo. Não é dependente do sol, não tem uso do solo, então todos os parâmetros são controlados aí. Também trouxemos [projetos] que envolvem a inteligência artificial.” Para ele, participar do evento é, também, uma forma de aprender a se comunicar com diferentes públicos. “A gente tem que moldar o nosso discurso, uma fala para uma pessoa que de fato é da área, por exemplo, da Agronomia, ou uma pessoa que faz museologia. [E assim] transmitir o conhecimento para que todos consigam entender”.

Além destes projetos, o IF Goiano apresenta iniciativas voltadas para a educação básica. Dois desses projetos estão no Campus Urutaí, e envolvem os estudantes do bacharelado em Sistemas de Informação da unidade para apresentar robótica e modelagem 3D para estudantes do Ensino Fundamental. As peças são prototipadas e testadas no Laboratório IF Maker do campus, e então apresentadas diretamente nas escolas. A estudante Ariane Soares, envolvida nos projetos, explica que eles se vinculam principalmente a disciplinas de Matemática e Lógica, auxiliando os estudantes a compreenderem, com exemplos reais, esses conceitos.

 


Ariane Soares, do Campus Urutaí, mostra algumas das peças levadas durante as visitas em escolas. Toda a produção é feita no próprio campus

 

O Baú da Ciência, um projeto do Campus Ceres que leva experimentação das Ciências da Natureza e de Tecnologia da Informação para o território goiano, também está presente na Semana Nacional da EPT. O Baú viaja pelas cidades a convites prévios de escolas e prefeituras, atendendo tanto ao público infantil quanto de Ensino Fundamental. Em três dias de exposição no evento, já contabiliza mais de 200 visitantes.

Para o professor Mairon Marques, coordenador do projeto, a participação na Semana Nacional da EPT é uma oportunidade de encontrar diversos IFs e compartilhar a experiência. Além disso, tem impacto direto na visibilidade. “O projeto, por enquanto, é local, atendendo a cidades de Goiás. Mas a ideia é inspirar outros institutos federais a tomarem a mesma iniciativa, porque esse projeto é uma extensão viva da instituição”, conclui.

 


Crianças fazem fila para visita ao Baú da Ciência, projeto de laboratórios itinerantes do Campus Ceres 

 

Diretoria de Comunicação Social

Fim do conteúdo da página