Página inicial > Últimas Notícias Trindade > Alunos e servidores estão produzindo protetores faciais e estudando em EaD durante pandemia
[COVID-19]

Publicado: Segunda, 01 de Junho de 2020, 21h50 | Última atualização em Quarta, 17 de Junho de 2020, 11h02 | Acessos: 686

As proteções já foram entregues aos profissionais de saúde do Hutrin e Vila São Cottolengo que atuam no combate ao novo coronavírus (Covid-19). A meta é produzir 4  mil protetores faciais. O investimento no projeto passa dos 85 mil reais

imagem sem descrição.

O IF Goiano – Campus Trindade está investindo no combate ao Coronavírus com a aquisição de insumos, equipamentos (de corte a laser e impressoras) e no auxílio financeiro para estudantes que participam do projeto de extensão de produção de protetores faciais (face-shields). A confecção acontece por meio da colaboração de servidores, docentes e técnicos. Já foram entregues 31 protetores aos profissionais de saúde da Vila São José Bento Cottolengo no final de abril. E, na segunda quinzena do mês de maio, foi realizada a doação de 40 proteções (foto) no Hospital Estadual de Urgências de Trindade (Hutrin). A meta é produzir e doar 4 mil protetores.

Entregua ao diretor presidente da Vila São José Bento Cottolengo, padre Marco Aurélio. Cada haste para protetor facial leva em torno de 1 hora e 20 min de confecção por modelagem 3D.

De acordo com o projeto, antes da entrega às instituições de saúde, os protetores são verificados quanto a qualidade e adequação, bem como higienizados. Os protetores faciais preservam os olhos, boca e nariz dos agentes de saúde do contato com gotículas de saliva ou outras secreções vindas de pacientes contaminados com o Coronavírus ou outros vírus nocivos à saúde. As proteções são reutilizáveis e geralmente são combinadas com outros equipamentos de proteção individual como máscaras N95, luvas, capotes e óculos. Os protetores produzidos pelo Campus Trindade são gratuitos. Entretanto, quem quiser doar insumos para o projeto basta entrar em contato pelas redes sociais do Campus Trindade no Instagram e Facebook.

Com a aquisição de seis impressoras 3D, insumos e máquina de corte, já foram produzidas 900 proteções faciais pelo Campus Trindade. O projeto, coordenado pelo professor Cleber Asmar Ganzaroli, realiza levantamento de demanda da proteção com as instituições de saúde de Trindade (GO), planeja e realiza as etapas de produção dos protetores. A ideia, segundo o docente, nasceu da parceria com o Laboratório Ideias, Prototipagem e Empreendedorismo (IpeLab) da UFG, quem forneceu o projeto da haste para modelagem 3D, que resulta na máscara que tem qualidade aprovada pelo Hospital das Clínicas (HC) da UFG.

Investimento
No Campus, o incentivo começou com a aquisição de seis impressoras 3D, no valor de cerca de 10 mil reais, com recurso próprios da unidade de ensino. Em abril, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) lançou o Edital nº 03/2020 para seleção de projetos de extensão para o enfrentamento da Covid-19 e o projeto do Campus Trindade foi selecionado e conquistou auxílios financeiros aos estudantes. Há atualmente três alunos bolsistas atuando no projeto e um voluntário. Ainda sim, os estudantes continuam estudando durante a pandemia por meio do ensino a distância (EaD). O Núcleo de Compras e Licitações do Campus Trindade está realizando ainda o Pregão Eletrônico nº 3/2020 que prevê mais investimento em insumos e equipamentos na produção dos protetores faciais no valor de quase 75 mil reais.

Confira o projeto de extensão de produção de protetores faciais

Acompanhe as compras e licitações do Campus Trindade

Página de ações do IF Goiano na pandemia

Siga o Campus Trindade no Instagram @campustrindade