Assistência Estudantil
A Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal Goiano busca não apenas viabilizar auxílio para alunos em situação de vulnerabilidade social, mas propor, implantar e gerenciar ações de permanência de todos os alunos na Instituição, independente de idade e nível de ensino. É entendida na Instituição como um direito social, com vistas à formação plena, inclusão social, produção de conhecimento, melhoria do desempenho acadêmico e o bem estar biopsicossocial. No Campus Rio Verde, a assistência estudantil está sob a responsabilidade da Gerência de Assistência Estudantil (GAE), sendo composta por uma equipe multidisciplinar sendo: assistente de aluno, assistente social, psicólogo, enfermeiros, médico, odontólogos, fisioterapeuta, nutricionistas, professores de educação física, dentre outros.
Objetiva: Contribuir para a promoção do bem-estar biopsicossocial do estudante; Favorecer a autonomia, independência e o rompimento das desigualdades; Promover e ampliar a formação integral dos estudantes, estimulando e desenvolvendo a reflexão crítica acerca da realidade social em que estão inseridos; Assegurar ao estudante a prestação de serviços com vistas a igualdade e isonomia, considerando a diversidade cultural, social e econômica; Contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico, como forma de minimizar a reprovação e evasão escolar; Constituir-se em uma ferramenta e veículo de equidade e justiça social.
Confira principais ações:
Núcleo de Atenção à Saúde: (Atendimento odontológico, Atendimento psicológico, Atendimento fisioterapêutico, enfermeiras.
Programas: (Auxílio Permanência, Assistência Social, Bolsa Alimentação)
BOLSA ALIMENTAÇÃO
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. São atendidos pelo programa os alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas, filantrópicas e em entidades comunitárias (conveniadas com o poder público). Vale destacar que o orçamento do PNAE beneficia milhões de estudantes brasileiros, como prevê o artigo 208, incisos IV e VII, da Constituição Federal.
Orientação Normativa nº 001/2018 - PNAE
A Coordenação de Assistência Estudantil pede aos representantes de cada sala de aula para entrar em contato com a nutricionista responsável pelo Núcleo de Alimentação e Nutrição, o mais rápido possível, para acertar a dinâmica de distribuição. A nutricionista Clessy Arantes atende no setor de Assistência Estudantil.
NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE (NAS)
O Núcleo de Atenção à Saúde (NAS) funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Para agendar atendimento com dentista, psicólogo e enfermeira, o aluno deve comparecer pessoalmente e apresentar a sua carteira estudantil ou comprovante de matrícula. O Núcleo de Atenção à Saúde está localizado entre os prédios da biblioteca e auditório do Campus Rio Verde.
CARTEIRA ESTUDANTIL
A Carteira de Identificação Estudantil (CIE) consta informações relevantes do aluno, como: número de matrícula, nome completo, curso, campus em que estuda, data de nascimento, RG, CPF e foto recente. Terá validade até março de 2019. O documento proporciona acesso aos direitos que são direcionados ao público estudantil, como a garantia de meia-entrada cultural e reconhecimento de vínculo do estudante com a Instituição.
Estudantes interessados em fazer sua CIE devem requisitar pelo Q-Acadêmico.A Carteira de Identificação Estudantil (CIE) consta informações relevantes do aluno, como: número de matrícula, nome completo, curso, campus em que estuda, data de nascimento, RG, CPF e foto recente.
Siga os passos: 1. Acesse o Q-Acadêmico; 2. Clique em Alterar Dados Cadastrais; 3. Insira uma foto 3x4 (escaneada); 4. Atualize seus dados
A carteira estudantil será confeccionada para todos os alunos da instituição, de forma gratuita. Para os alunos que já tem a carteira estudantil com validade até março/2018, a partir de abril/2018 será colado um adesivo com nova data de validade.
AVALIE A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL
Avalie a política de Assistência Estudantil do campus. A avaliação visa identificar pontos vulneráveis dos programas ligados política de assistência ao estudante a fim de aprimorá-los. Clique AQUI e faça sua avaliação.
O Núcleo de Alimentação e Nutrição da Gerência de Assistência Estudantil também quer saber sua opinião sobre o atendimento no refeitório do campus. O pedido é de que a avaliação seja feita com base nos serviços prestados no último semestre. Clique AQUI e avalie o refeitório.
Documentos Gerais:
MANUAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL
RESOLUÇÃO Nº 075/2015 - Acúmulo de Bolsas e Auxílios
Edital Auxílio Permanência/2018
EDITAL AUXÍLIO PERMANÊNCIA - 2017/1
EDITAL BOLSA ALIMENTAÇÃO 2017/1
Pesquisa de satisfação do Refeitório
Contato: (64) 3620-5646
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