A barra do Governo Federal só poderá ser visualizada se o javascript estiver ativado. Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Química

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Domingo, 28 de Junho de 2015, 00h00 | Última atualização em Sexta, 15 de Janeiro de 2021, 00h55 | Acessos: 9338

 

O curso foi autorizado pela Resolução nº 20 de 03 de setembro de 2010, aprovado pelo conselho superior do IF Goiano, foi iniciado após consulta de aceitação à população ceresina e circunvizinha. É ofertado anualmente, sendo o ingresso realizado por processo seletivo próprio, Sistema de Seleção Unificada (Sisu), reingresso, transferência (interna ou externa) e portadores de diploma, sendo ofertadas 40 vagas/ano, no período noturno. Está norteado pelas Diretrizes Curriculares esta organizado em períodos letivos e os conteúdos curriculares foram organizados de forma a se adequarem às características do Regulamento Geral dos Cursos de Graduação da IF Goiano e MEC, contemplando as características regionais.

O currículo do Curso de Licenciatura em Química estrutura-se de forma a privilegiar o entrosamento e a consolidação gradativa do conhecimento, não dissociando o saber acadêmico da prática profissional e dos saberes decorrentes dessa prática. Busca apontar os caminhos que levam a uma prática profissional social e regionalmente adequada, articulada por ações multidisciplinares dos diversos elementos viabilizadores do processo educacional. Dentro desse princípio, o curso visa oferecer ao acadêmico, condições para sua inserção no exercício da docência em dimensão crítico-reflexiva, na pesquisa em ensino e áreas afins da Química. Assim o currículo é entendido como instrumento que propicia aquisição do saber de forma articulada, contemplando também o desenvolvimento de habilidades e atitudes formativas.

Desta forma, o currículo do curso abrange uma sequência de disciplinas e atividades ordenadas por matrículas semestrais com distribuídos em 8 períodos perfazendo uma carga horária de 3220 (três mil e duzentos e vinte) horas. A forma de integralização do currículo será sugerida, fundamentada na sequência hierárquica de conteúdos, representado por um sistema de pré-requisitos e disciplinas de matrícula compulsória.

Áreas de Atuação: o Licenciado em Química é profissional habilitado ao exercício do magistério na educação básica. Pode atuar na área de análises químicas e controle de qualidade, quer no desenvolvimento de novos métodos analíticos, quer na operação de equipamentos. Pode também se dedicar à pesquisa acadêmica, que visa a geração de novos conhecimentos, materiais didáticos e metodologias. Pode atuar nas diversas fases da produção industrial, em atividades que englobam: a supervisão da fabricação de produtos para o mercado consumidor doméstico (detergentes, cosméticos, outros), de insumos agrícolas (fertilizantes e defensivos), insumos industriais (corantes, estabilizantes, conservantes, aromatizantes e aditivos em geral para conferir propriedades específicas a certos produtos ou materiais), matérias-primas (solventes, plásticos, borrachas e produtos químicos em geral); o controle de qualidade de matérias-primas e produtos para que os produtos finais atinjam as especificações impostas pelo mercado ou pelos órgãos oficiais de controle sanitário; o tratamento de efluentes industriais, visando a proteção do meio ambiente e o reaproveitamento de subprodutos. Pode atuar também em outras áreas relacionadas aos processos produtivos. As atribuições do Licenciador em Química em descrito na Resolução Normativa nº 36, de 25.04.1974 do Conselho Federal de química.

Perfil do Profissional: o Licenciado em Química será capaz de atuar no ensino não formal, até agora pouco explorado, como ensino a distância, educação especial (ensino de química para portadores de necessidades especiais), centros e museus de ciências e divulgação científica; continuar sua formação acadêmica ingressando, preferencialmente, na pós-graduação nas áreas de Ensino de Química, Educação, Divulgação Científica ou qualquer das subáreas da química; produzir conhecimentos relevantes para a área de Ensino da Química; lecionar disciplinas de Química em Instituições de Educação Superior; desenvolver metodologias e materiais didáticos de diferentes naturezas, identificando e avaliando seus objetivos educacionais; articular as atividades de ensino de Química na organização, planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas da escola; manter atualizada sua cultura geral, científica e pedagógica, assim como seu conhecimento técnico específico; dominar habilidades básicas de comunicação e cooperação; atuar profissionalmente com nos princípios da reflexão sobre sua atuação, da pesquisa como meio de interpretar os problemas especialmente ligados ao processo ensino/aprendizagem e da ética, como base da formação para a cidadania de seus alunos.

Além disso, poderá obter outras atribuições legais como: assistência, assessoria, consultoria, elaboração de orçamentos, divulgação e comercialização de produtos, perícia, avaliação, arbitramento e serviços técnicos, desempenho de cargos e funções técnicas: análise química e físicoquímica, químico-biológica, toxicológica e legal, padronização e controle de qualidade; ensaios e pesquisas em geral, pesquisas e desenvolvimentos de métodos e produtos de acordo com as exigências do CRQ (Resolução Normativa nº 36/74, do Conselho Federal de Química) em termos de carga horária das disciplinas cursadas para profissionais licenciados em Química.

 

Turno de oferta: período noturno

Duração do curso: 8 semestres

Carga Horária: 3228 horas

Coordenador: Jozemir Miranda dos Santos (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)

 

Documentos:

 

Fim do conteúdo da página