A barra do Governo Federal só poderá ser visualizada se o javascript estiver ativado. Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Agronomia

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Segunda, 08 de Junho de 2015, 17h34 | Última atualização em Segunda, 05 de Março de 2018, 09h46 | Acessos: 13660

O Curso de Agronomia do IF Goiano Campus Urutaí tem por objetivo precípuo oferecer à sociedade um profissional que domine com segurança as bases científicas e tecnológicas da área, formando profissionais ativos com capacidade de análise crítica da realidade e competência para gerar soluções criativas e não apenas um aplicador e difusor de tecnologias, mas um propositor de soluções adequadas ao meio rural.

Tipo: Bacharelado

Organização Curricular: o curso é desenvolvido a partir de um trabalho didático-pedagógico interdisciplinar resultante de reuniões de avaliação e planejamento do processo de ensino a ser adotado a cada semestre. A estrutura curricular do Curso de Agronomia possui uma carga horária total de 4.370 horas, a ser integralizada em no mínimo 5 (cinco) anos e no máximo 9 (nove), cumprindo com o exigido pela Resolução no 02/2007, a qual dispõe sobre carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação, bacharelados, na modalidade presencial. Possui disciplinas obrigatórias que contabilizam 3.920 horas; 120 horas para as disciplinas optativas; 60 horas para o desenvolvimento do Trabalho de Curso; 180 horas para Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório e 90 horas para as Atividades Complementares.
O conjunto de atividades previstas no curso tem por objetivo fornecer ao aluno uma maior amplitude em sua área de conhecimento. Este procedimento, que favorece o desenvolvimento de atitudes críticas em relação ao processo de ensino e aprendizagem, deverá ser implementado por meio das atividades curriculares que integram o Curso de Agronomia, que tem como objetivo essencial integrar ensino, pesquisa e extensão de forma mais efetiva e flexível, considerando a relação “teoria-prática”.

Perfil do Profissional: o curso de Agronomia do Instituto Federal Goiano Campus Urutaí, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Bacharelado em Agronomia (2006) enseja como perfil:
I - sólida formação científica e profissional que possibilite absorver e desenvolver tecnologia;
II - capacidade crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade;
III - compreensão e tradução das necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais bem como, utilização racional dos recursos disponíveis, além da conservação do ambiente;
IV - capacidade de adaptação crítica e criativa às novas situações.

Áreas de Atuação: o Engenheiro Agrônomo será habilitado a promover realizações de interesse social e humano atuando no aproveitamento e utilização de recursos naturais, produção vegetal e animal, infraestrutura rural, gestão de empresas agrícolas com diversas finalidades, gestão de recursos edáficos e hídricos, desenvolvimento agropecuário e agroindustrial, desenvolvimento de comunidades rurais, podendo exercer sua profissão em:
- Fitotecnia geral: Compreende o estudo, a implantação, a exploração e o manejo de culturas e florestas, produção de sementes e mudas, parques e jardins e propagação de plantas.
- Ciência do solo: Compreende o estudo da geologia, mineralogia, pedologia, física, química, fertilidade e biologia do solo, nutrição de plantas, manejo e conservação do solo e água.
- Controle fitossanitário: Compreende o estudo da fitopatologia, entomologia agrícola, acarologia agrícola, plantas daninhas e defesa sanitária vegetal.
- Tecnologia de produtos de origem animal e vegetal: Compreende o estudo das tecnologias de processamento, padronização, classificação, conservação, armazenamento, higiene e controle de qualidade.
- Melhoramento vegetal: Compreende a conservação de bancos de germoplasmas, aplicação de métodos de melhoramento e desenvolvimento de novos cultivares.
- Zootecnia: Compreende o estudo, manejo e melhoramento animal e das forrageiras.
- Administração e economia rural: Compreende o planejamento e organização da produção vegetal e animal.
- Engenharia rural: Compreende o estudo sobre construções rurais, energia, irrigação e drenagem, topografia e geoprocessamento, mecanização agrícola e agrometeorologia.

Turno: integral

Número de vagas: 40

Carga Horária: 4.134h

Última avaliação do INEP/ MEC: Nota 4 (Portaria da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior/ MEC n. 217, de 31 de outubro de 2012)

Link para o Processo Seletivo: https://sistemas.ifgoiano.edu.br/selecao_ifgoiano/index.php?id_selecao=MQ==

Local: Prédio das Ciências Agrárias, Laboratório de Fitopatologia, Campus Urutaí  IF Goiano.

Coordenador do curso: Prof. Dr. Milton Luiz da Paz Lima

E-mail:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Documentos:

Projeto Pedagógico do Curso

Matriz Curricular

Ato autorizado: Resolução do Conselho-Diretor do CEFET N. 008/07, de 03 de OUTUBRO de 2007.

Dirigentes relacionados ao curso: https://www.ifgoiano.edu.br/home/index.php/estrutura-organizacional-urutai

Fim do conteúdo da página