A barra do Governo Federal só poderá ser visualizada se o javascript estiver ativado. Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Matemática

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 09 de Junho de 2015, 15h22 | Última atualização em Terça, 12 de Março de 2019, 14h42 | Acessos: 4909

O curso visa oferecer uma formação sólida em Matemática e na Didática da Matemática, habilitando-os tanto ao prosseguimento de uma carreira científica como ao exercício da atividade educacional na Educação Básica. As disciplinas da área de concentração como Cálculo, Geometria Analítica, Geometria, Teoria dos Números, Probabilidade e Estatística, Equações Diferenciais Ordinárias, Funções de Variáveis Complexas, Fundamentos de Análise, Física, Álgebra e outras que são de domínio das ciências exatas, com a carga horária adequada, proporcionarão formação sólida do profissional licenciado por esta Instituição.

Contudo não basta o conhecimento teórico específico da área, o Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí não busca o profissional reprodutivista de conteúdos, um mero transmissor. É nesse momento que entra o projeto de construção de um educador e de um pesquisador na área. As disciplinas pedagógicas com focos filosóficos, sociológicos e históricos problematizam a realidade vivida no país. A formação do pensamento, do homem e da sociedade é importante para a formação de um educador, até mesmo de um cidadão. As abordagens teóricas fazem com que o aprendizado desse discente produza uma modificação interna e externa na medida em que ele se torna um potencial formador de opinião de seus futuros alunos e do próprio meio onde está inserido.

Completando o quadro temos o foco atualmente muito debatido que é a Educação Matemática e a inserção de disciplinas que produzam um profissional interessado pela pesquisa focada no ensino da matemática. A ênfase em disciplinas como Didática da Matemática I, Didática da Matemática II, Didática da Matemática III, Prática de Ensino Orientada, Análise e Produção de Textos, Iniciação á Pesquisa em Educação e todos os estágios contribuirão na formação de um profissional que saiba usar o conhecimento matemático exemplificando e fazendo-se compreensível aos seus alunos.

São objetivos específicos do curso:

- formar profissional capaz de compreender o processo de ensino e aprendizagem, com sólida formação teórica na sua área de atuação, preparando não só para o ensino, mas para a pesquisa e extensão, além de outras perspectivas profissionais;
- conduzir o processo de ensino e aprendizagem em matemática;
- promover e realizar pesquisa em Educação da Matemática;
- promover a criatividade dos alunos, respeitando e valorizando sua individualidade;
- compreender o papel social da escola como instituição de formação e transformação social;
- inserir a avaliação escolar como forma permanente de crescimento e aprendizagem;
- valorizar o conhecimento do aluno e aproveitá-lo para construção de novos conhecimentos;
- compreender o valor da pesquisa e de projetos que aprimoram e desenvolvem o conhecimento;
- integrar o ensino da Matemática com as outras áreas de conhecimento.

Tipo: Licenciatura

Perfil Profissional: as diretrizes Curriculares para o Curso de Licenciatura em Matemática (CNE/CES 1302/2001) estabelecem como perfil:
- visão de seu papel social de educador e capacidade de se inserir em diversas realidades com sensibilidade para interpretar as ações dos educandos;
- visão da contribuição que a aprendizagem da Matemática pode oferecer à formação dos indivíduos para o exercício de sua cidadania;
- visão de que o conhecimento matemático pode e deve ser acessível a todos, e consciência de seu papel na superação dos preconceitos, traduzidos pela angústia, inércia ou rejeição que muitas vezes ainda estão presentes no ensino-aprendizagem da disciplina;
Observa-se em populares que o entendimento da matemática é tido como um privilégio de poucos, como até algo sobrenatural, ou uma inteligência a mais que o restante da população não tem. É essencial que o licenciado busque meios para tornar a matemática acessível a todos seus alunos, acabando com o estereótipo de matéria difícil e incompreensível, passando a ser algo divertido e, na medida do possível, presente no cotidiano das pessoas.
Busca-se um profissional que preze pelo ensino da matemática fundamentado no equilíbrio entre manipulação, conceituação e aplicações.

Áreas de Atuação Profissional: o profissional da área de matemática pode atuar:
Como docente na segunda fase do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e em áreas correlatas;
Progredir os estudos com cursos de pós – graduação nos diferentes ramos das ciências exatas e na própria área educacional;
Atuar no ensino não-formal, como no ensino à distância;
Instituições públicas, bancos, empresas privadas;
Regime de Funcionamento e Vagas

Turno: noturno

Número de vagas: 40

Carga Horária: 3.286 horas

Última avaliação do INEP/ MEC: Nota 4 (Portaria da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior/ MEC n. 298, de 09 de julho de 2013)

Link para o Processo Seletivo: https://sistemas.ifgoiano.edu.br/selecao_ifgoiano/index.php?id_selecao=MQ==

Local: Prédio da Matemática, Campus Urutaí  IF Goiano.

Coordenadora do curso: Prof. Aderval Alves dos Santos

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Documento: Projeto Pedagógico do Curso

Ato autorizado: Resolução do Conselho-Diretor do CEFET N. 007/008, de 29 de maio de 2008.

Portaria de reconhecimento: Nota 4 (Portaria da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior/ MEC n. 298, de 09 de julho de 2013).

Projeto político pedagógico

Docentes

Matriz curricular

Anexo e Metodologias - Estrutura Curricular identificando disciplinas que podem ser ofertadas com carga horária semipresencial

Discentes concluintes 

Dirigentes relacionados ao curso: https://www.ifgoiano.edu.br/home/index.php/estrutura-organizacional-urutai

Fim do conteúdo da página