A barra do Governo Federal só poderá ser visualizada se o javascript estiver ativado. Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Cursos Superiores > Medicina Veterinária
Início do conteúdo da página

Medicina Veterinária

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 09 de Junho de 2015, 15h37 | Última atualização em Quinta, 06 de Junho de 2019, 07h49 | Acessos: 34804

O médico veterinário, respaldado pela Lei Federal Nº 5.517 de 23 de outubro de 1968, que rege seu exercício, é um profissional altamente absorvido nos diversos seguimentos da sociedade. Trata-se de uma profissão estratégica sob o ponto de vista do mercado de trabalho, pois o seu campo de atuação é bem amplo, assim como nos exemplos: clínicas e hospitais veterinários; responsável técnico (RT) em estabelecimentos comerciais de fármacos e alimentos para animais; RT em estabelecimentos produtores de alimentos para animais; RT em estabelecimentos que produzem, manipulem ou comercializam alimentos de origem animal com fins de consumo pelo homem (frigoríficos, laticínios, supermercados e açougues, etc); instituições públicas e ONGs que cuidam da saúde e preservação da vida animal; empresas, agências e secretarias que atuam na inspeção de produtos de origem animal, na Defesa Sanitária Animal, na Vigilância Epidemiológica e Sanitária Animal, e ainda, da Saúde Pública; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a EMBPRAPA, Ministério do Meio Ambiente e o IBAMA, e mais recentemente o Ministério da Saúde por meio do SUS; FIOCRUZ, Instituto Butantã e demais instituições que tratam da pesquisa científica envolvendo animais; docentes, técnicos-administrativos e pesquisadores em IES; entidades patronais como o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) que necessitam desses profissionais para serem instrutores em cursos oferecidos aos produtores rurais (extensão); profissionais liberais e autônomos; representantes comerciais de indústrias de fármacos;  representantes de empresas que atuam no ramo da nutrição animal, seja para animais de companhia ou animais de produção; as Federações da Agricultura e Pecuária dos Estados; dentre outras opções. Como pode ser observado, conforme o campo de atuação do Médico Veterinário, a grande maioria das situações acima mencionadas se enquadram na realidade e necessidade do Estado de Goiás, sendo muitas vezes atividades exclusivas desse profissional.

Objetivos Gerais:
- Formar o Médico Veterinário generalista, humanista, crítico, e ético, capaz de desenvolver o exercício das atividades profissionais em diferentes grupos sociais e comunidades, contribuindo assim para o desenvolvimento social, econômico, intelectual e cultural do Estado de Goiás e do Brasil.
- Capacitar esse profissional para solucionar problemas relacionados à Saúde Animal e Saúde Pública, Produção e Segurança de Alimentos, e para desenvolver a Produção Animal, levando em consideração o Bem Estar Animal e a preservação do meio ambiente, tendo sua ação fundamentada nos princípios teóricos e nas práticas curriculares das áreas de conhecimento específico e afins do curso.

Objetivos Específicos:

- Habilitar os formandos para as diversas competências estabelecidas pela Lei Nº 5.517/68, que dispõe sobre o exercício profissional do Médico Veterinário, e pela Resolução CNE/CES 1/2003, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Medicina Veterinária e sendo assim, desenvolver no indivíduo habilidades e competências para: interpretar sinais clínicos, exames laboratoriais e alterações morfofuncionais; instituir diagnóstico, prognóstico, tratamento e medidas profiláticas em nível individual e/ou de rebanho; identificar os agentes etiológicos, compreender e elucidar a patogenia das diferentes doenças que acometem os animais;
Elaborar e interpretar laudos técnicos;
Aplicar as modernas técnicas de criação, manejo, alimentação, melhoramento genético, produção e reprodução animal;
Executar a inspeção sanitária de produtos de origem animal;
Atuar como agente de impedimento da ocorrência das zoonoses, por meio da prevenção, do controle e da erradicação das doenças que acometem os animais;
Ser capaz de promover a vigilância epidemiológica, sanitária e zoossanitária,
Elaborar, executar e gerenciar projetos agropecuários, levando-se e consideração a defesa do meio ambiente, da saúde pública e do bem estar social;
Planejar, executar e participar de projetos de saúde e bem estar animal, de tecnologia de produtos de origem animal;
Ter capacidade administrativa e empreendedora;
Relacionar-se adequadamente com os diversos segmentos sociais e em equipes multidisciplinares; e,
Gerar o espírito ético por meio da consciência de que o profissional como ser humano é, ao mesmo tempo, parte da espécie e parte da sociedade.

Tipo: Bacharelado

Perfil Profissional: o profissional Médico Veterinário egresso do Campus Urutaí do IF Goiano será formado segundo fundamentos definidos pela Resolução CNE/CES 1, de 18 de fevereiro de 2003, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Medicina Veterinária. 

Áreas de Atuação:
- Clínica de animais domésticos
- Clínica de grandes animais (cavalos, bois, etc) em fazendas e propriedades rurais
- Clínica de animais silvestres
- Controle do beneficiamento de produtos de origem animal em agroindústrias
- Defesa sanitária
- Saúde pública
- Desenvolvimento e produção de medicamentos e produtos biológicos de uso veterinário
- Desenvolvimento de biotecnologia
- Melhoramento genético, dentre outros.

Duração: 5 anos

Turno: integral

Número de vagas: 40

Carga Horária: 4.132h

Última avaliação do INEP/ MEC: O curso ainda será avaliado pelo INEP/ MEC. A previsão é que o curso seja reconhecido em 2017.

Link para o Processo Seletivo: https://sistemas.ifgoiano.edu.br/selecao_ifgoiano/index.php?id_selecao=OTA=

Local: Prédio da Medicina Veterinária, Campus Urutaí  IF Goiano.

Coordenador de curso: Prof. Dr. Wesley José de Souza 

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Documentos:

Projeto Pedagógico do Curso

Matriz Curricular

Modelo de Trabalho - capa e escrita

Regulamento-Curso-de-medicina-veterinária-2019.

Regulamento (atividades complementares)

Ato autorizado: Resolução do Conselho Superior do Instituto Federal Goiano N. 025, de 22 de junho de 2012.

Dirigentes relacionados ao curso: https://www.ifgoiano.edu.br/home/index.php/estrutura-organizacional-urutai

 

 

Fim do conteúdo da página