Página inicial > Núcleos > NEABI - Urutaí > Programas e ações

Programas e ações

Publicado: Terça, 20 de Julho de 2021, 05h01 | Última atualização em Terça, 20 de Julho de 2021, 10h21 | Acessos: 648

Ações realizadas

- Solicitação de inserção da obrigatoriedade da disciplina de ERER nas licenciaturas;

-  Solicitação de inserção da disciplina ERER como optativa nos bacharelados;

- Apoio/Acompanhamento dos indígenas no cadastro no Programa Bolsa Permanência para Indígenas Quilombolas

- 03 Edições do SEER - Congresso de Educação e Seminário de Educação e Relações Étnico-Raciais (2017, 2018,2019);

- 1º Edição do Seminário em Pesquisa e Educação Básica do IF Goiano – campus Urutaí (2019);

- 1º Edição do Seminário dos NEABIS do IF Goiano (2020);

- Coordenação do Projeto de Extensão Diversificando no 2º semestre de 2020;

- Solicitação de linha de pesquisa e de disciplina no Mestrado em Ensino para a Educação Básica.

Programas

IDENTIDADES - Identidades é um programa que busca resgatar as tradições identitárias1 dos Ternos de Congo do Município da cidade de Urutaí – GO, desenvolvido em parceria com a Extensão, englobará a atuação de alunos tanto do ensino superior quanto do ensino médio junto à comunidade externa.

PROJETO TERCEIRÃO: COTAS, O QUE É ISSO? - O projeto Terceirão, se destina a levar informação aos alunos do terceiro ano do Ensino Médio com o intuito de auxiliar na preparação para participação no processo seletivo para ingressar no ensino superior ciente do que são cotas e o que é banca de heteroidentificação:

- Legislação da Cota racial;
- O que são Cotas?
- Para quem são destinadas?
- O que significam os termos: RI, RS, RSPPI, RIPPI;
- O que é Heteroidentificação?
- O que é homologado/não homologado?
- O que é deferido/não deferido?
- Se for chamado pelo processo seletivo comum, qual a próxima etapa que o aluno vai, depois que passar pela banca de heteroidentificação?
- Se for chamado pela classificação do SISU, qual a próxima etapa que o aluno vai, depois de passar pela banca de heteroidentificação?

A BELEZA DA DIVERSIDADE - A Beleza da Diversidade é um Programa que visa trazer referências de personalidades negras e indígenas que estão presentes nos mais diversos espaços, como: a música, a dança, pintura, escultura, teatro, literatura, cinema, arquitetura, fotografia, histórias em quadrinhos, jogos eletrônicos e arte digital, representados pelo gênero, pela diversidade sexual e pela identidade racial. A cada quinzena será disponibilizado um PodCast com uma gravação de 15 m, com um convidado que falará sobre a personagem escolhido. Exemplo: "Bom dia! Sou o professor fulano..., você está ouvindo o o Programa  'A beleza da diversidade' a arte de hj é o hip hop e o personagem do dia é....".  Esse programa será viabilizado via Projeto de extensão e Projeto de ensino.

O foco principal desse trabalho são os alunos do Ensino Médio, mas estará aberto a toda comunidade acadêmica. Objetivo: que os alunos já comecem a conhecer os negros e os índios que fizeram a diferença, e não fiquem limitados somente a histórias de crimes, violências, injustiças e derrotas, é muito importante que estejam conscientes dessas injustiças acometidas a esse público, mas igualmente é importante que constatem quantas coisas maravilhosas todos são capazes de fazer, inclusive os negros e os índios.