Página inicial > Últimas notícias Iporá > Alunos do Campus colaboram com projeto "Nós Propomos!" Goiás

Alunos do Campus colaboram com projeto "Nós Propomos!" Goiás

Publicado: Sexta, 07 de Dezembro de 2018, 23h09 | Última atualização em Quarta, 19 de Dezembro de 2018, 21h27 | Acessos: 1475

O projeto que surgiu em Portugal realizará em 2018/2019 a sua 8ª edição contando com diversas parcerias nacionais e internacionais entre Institutos Federais e Universidades do Brasil.

imagem sem descrição.

O Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Geográfica (LEPEG), do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) da Universidade Federal de Goiás (UFG), produziu um fascículo didático intitulado “A relação cidade/campo no Território Goiano”. Este material faz parte do “Projeto Nós Propomos!” Goiás, que prevê a construção do pensamento geográfico dos alunos para a atuação cidadã, trazendo discussões sobre a realidade local não contempladas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A partir de parceria realizada entre o LEPEG (IESA / UFG) e o IF Goiano Campus Iporá, o fascículo foi aplicado junto aos discentes dos terceiros anos integrados ao ensino médio pelo Prof. Dr. Michel Rezende e a Profa. Ms Juheina Lacerda durante os meses de outubro e novembro. O encerramento do projeto ocorreu no dia 04 de dezembro, com apresentação dos resultados pelos discentes em evento realizado pelo LEPEG na Universidade Federal de Goiás.

Nós Propomos!

O projeto Nós Propomos foi idealizado pela Universidade de Lisboa (Portugal), é coordenado pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) e tem como objetivo promover a cidadania territorial, mobilizando alunos para a identificação das principais orientações do plano diretor municipal e a apresentação de propostas de intervenção nos bairros, objetivando desenvolvimento local sustentável.

O Projeto mobiliza o Estudo de Caso para a identificação de problemas locais e a apresentação de propostas de resolução pelos alunos. Simultaneamente, pretende promover a parceria entre diferentes parceiros (universidade, escolas, autarquias, empresas e associações), com quem se tenta estabelecer protocolos de cooperação.

Depois de uma primeira fase de sensibilização para as questões da cidadania e desafios locais, os alunos identificam, em pequenos grupos, problemas que lhes são significativos, na área da escola e da sua residência – da recuperação de um edifício abandonado à alteração do percurso de uma carreira de transportes públicos. Os alunos realizam, então, um pequeno trabalho de pesquisa sobre o problema que selecionaram e elaboram proposta(s) de resolução do mesmo.

Acesse:
Página do projeto