Página inicial > Últimas notícias Iporá > Abertas as inscrições para o Enem 2022

Abertas as inscrições para o Enem 2022

Publicado: Terça, 10 de Mai de 2022, 13h54 | Última atualização em Quarta, 01 de Junho de 2022, 19h28 | Acessos: 358

Interessados devem se inscrever até 21 de maio. Nota no Exame é utilizada pelo IF Goiano para ingresso nos cursos superiores.

Estão abertas as inscrições para a edição 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em ambas as versões – impressa e digital. A inscrição é feita exclusivamente pela internet, na Página do Participante, até dia 21 de maio. Para quem deseja concorrer a uma vaga de graduação no Instituto Federal Goiano (IF Goiano), a nota do Enem é essencial, pois é utilizada para pontuação no Processo Seletivo da Instituição.

O valor da taxa de inscrição para o Enem 2022 é de R$ 85, e pode ser paga até 27 de maio. Além do Pix e cartão de crédito, o pagamento da taxa também poderá ser feito por meio do boleto bancário, que deve ser gerado na Página do Participante e pago pelos não isentos em qualquer banco, casa lotérica, aplicativos bancários ou agência dos Correios.

As solicitações por atendimento especializado também deverão ser feitas por meio da Página do Participante, no mesmo período das inscrições – 10 a 21 de maio. O resultado dos pedidos de atendimento especializado será publicado no dia 07 de junho.

Neste ano, os documentos digitais e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital passam a ser documentos válidos para identificação do participante no dia da aplicação do Enem, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais. Capturas de telas não serão aceitas.

Datas e conteúdo da prova – Neste ano, as provas estão marcadas para os dias 13 e 20 de novembro. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas. A abertura dos portões dos locais de provas ocorre às 12h, e o fechamento às 13h, de acordo com o horário de Brasília.

Os participantes responderão a 180 questões objetivas em provas de quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. Os participantes também escrevem uma redação dissertativo-argumentativa a partir de uma situação-problema.

Como usar a nota do Enem – Além de pontuar para o Processo Seletivo para ingresso em cursos superiores do IF Goiano, as notas do exame podem ser usadas para concorrer a vagas em Instituições Federais de Ensino Superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O próprio IF Goiano oferta, também, vagas por meio desse sistema, podendo o estudante concorrer tanto pelo SiSU quanto pelo Processo Seletivo da Instituição.

Núcleo de Comunicação Social e Eventos