Página inicial > Últimas notícias Iporá > IF Goiano - Campus Iporá organiza a 1ª Maratona de Programação do IF Goiano

IF Goiano - Campus Iporá organiza a 1ª Maratona de Programação do IF Goiano

Publicado: Quinta, 09 de Junho de 2022, 17h04 | Última atualização em Terça, 21 de Junho de 2022, 19h55 | Acessos: 323

A atividade fez parte do ENATI 2022.

imagem sem descrição.

No dia 3 de junho, durante o Encontro Anual de Tecnologia da Informação do Oeste Goiano (ENATI), a equipe de Informática do Campus Iporá organizou a 1ª Maratona de Programação do IF Goiano. A maratona foi planejada para ser executada em um formato próximo da maratona oficial, organizada nacionalmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

A primeira edição contou com a participação dos campi Catalão, Ceres, Cristalina, Hidrolândia, Iporá, Rio Verde e Urutaí. Foram um total de 36 participantes, divididos em 12 equipes. As equipes foram formadas por estudantes do nível médio/técnico e superior dos cursos de informática dos campi participantes. No nível médio a equipe Libélulas (Cauã Silva, Pedro Viana de Castilhos e Ítalo Guimarães Silva), representando o campus Ceres, ficou em primeiro lugar. Já no ensino superior quem levou a melhor foi a equipe SI Urutaí (Bruno Samuel da Silva, Darcson Lanúcio Ferreira Fernandes e Farley Ramos de Sena) representando o campus Urutaí.

A maratona foi bastante disputada e divertida do começo ao fim. Para cada questão acertada, a equipe ganhava um balão correspondente a cor do problema. Com o passar das horas a sala foi ficando bem colorida de balões e os(as) estudantes ficavam cada vez mais empolgados. Docentes que acompanharam os(as) estudantes relataram que a maratona foi um combustível para estes(as) estudantes, sendo a primeira experiência em evento presencial da maioria deles(as).

Durante a oitava edição do ENATI, que aconteceu nos dias 1 a 4 de junho, também tiveram minicursos, mostra de robótica, encontro com egressos, apresentação de trabalhos, competição de jogos eletrônicos e palestras. Ainda na tarde de sexta-feira (3 de junho), aproveitando a oportunidade de docentes da Informática de diferentes campi reunidos, a pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional, representada pelo professor Gilson Dourado, e a DGTI, representada pelo servidor Fernando Tsukahara, apresentaram propostas promissoras para os docentes da área de Informática.

A ideia da maratona de programação do IF Goiano surgiu ainda no ano de 2020, durante o período remoto, a partir de reuniões de docentes e técnicos administrativos da área de Informática. Diante do sucesso da 1ª edição, é esperado uma continuidade no evento para os próximos anos.

Confira o resultado final da 1ª Maratona de Programação do IF Goiano
Álbum de fotos do ENATI 2022